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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de conhecimentos e competências fundamentais para a criação, desenvolvimento e gestão estratégica de marcas no atual contexto empresarial.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6623-11321
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Do Marketing à Marca 1.1 A história da marca 1.2 De produtos/serviços a marcas 2. A arquitetura da marca 2.1 Marca: o que é, a sua natureza e funções 2.2 Marca: objeto, valores e respostas 2.3 Estruturas de identidade da Marca 2.4 Critérios de Avaliação do Valor da Marca 3. Branding 3.1 Desenvolvimento, lançamento e extensão de marcas 3.2 Símbolos, logótipos e slogans 4. Imagens da Marca: Identidade Corporativa e Identidade Visual 5. Brand-Equity 5.1 O conceito de “Brand-Equity” 5.2 Modelos de avaliação de “brand equity” 5.3 Reputação da marca 5.4 Marca e o Negócio 6. Fatores de sucesso e insucesso das marcas, pirataria e questões éticas 7. Tendências futuras da marca
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular são: Compreender os conceitos e bases inerentes às marcas; Compreender a importância da história das marcas e respetivas implicações; Definir e enunciar as funções da marca e a identidade da marca; Compreender estratégias de posicionamento e gestão das marcas; Ser capaz de identificar e compreender símbolos, logótipos e slogans; Ser capaz de identificar fatores de sucesso e insucesso das marcas; Aplicar critérios de avaliação do valor da marca; Apresentar e discutir as métricas para análise de desempenho da marca; Compreender os impactos sociais do valor da marca; Identificar tendências futuras.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utiliza-se o método expositivo para a transmissão de conhecimentos e as metodologias ativas nas situações em que se pretende envolver os estudantes, através da sua participação, nas temáticas abordadas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brito, C. e Lencastre, P. Novos Horizontes de Marketing. Alfragide: D. Quixote, 1ª Edição, 2014. Keller, K. (2013). Strategic brand management (4 ed. ª). Prentice Hall. Kotler, P. e Armstrong, G. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 1993. Kotler, P. Administração de Marketing. Marketing. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 1996. Lencastre, P. (2007). O livro da marca. Lisboa: Publicações Dom Quixote. Lendrevie, J. et al. Mercator da Língua Portuguesa. Alfragide: D. Quixote, 2014. 16ª Edição, 2015
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não