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Disciplina Gestão de Marcas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular visa dotar os estudantes de conhecimentos e competências fundamentais para a criação, desenvolvimento e gestão estratégica de marcas no atual contexto empresarial. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Do Marketing à Marca 1.1 A história da marca 1.2 De produtos/serviços a marcas 2. A arquitetura da marca 2.1 Marca: o que é, a sua natureza e funções 2.2 Marca: objeto, valores e respostas 2.3 Estruturas de identidade da Marca 2.4 Critérios de Avaliação do Valor da Marca 3. Branding 3.1 Desenvolvimento, lançamento e extensão de marcas 3.2 Símbolos, logótipos e slogans 4. Imagens da Marca: Identidade Corporativa e Identidade Visual 5. Brand-Equity 5.1 O conceito de “Brand-Equity” 5.2 Modelos de avaliação de “brand equity” 5.3 Reputação da marca 5.4 Marca e o Negócio 6. Fatores de sucesso e insucesso das marcas, pirataria e questões éticas 7. Tendências futuras da marca
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da unidade curricular são:  Compreender os conceitos e bases inerentes às marcas; Compreender a importância da história das marcas e respetivas implicações; Definir e enunciar as funções da marca e a identidade da marca; Compreender estratégias de posicionamento e gestão das marcas; Ser capaz de identificar e compreender símbolos, logótipos e slogans; Ser capaz de identificar fatores de sucesso e insucesso das marcas; Aplicar critérios de avaliação do valor da marca; Apresentar e discutir as métricas para análise de desempenho da marca; Compreender os impactos sociais do valor da marca; Identificar tendências futuras.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Utiliza-se o método expositivo para a transmissão de conhecimentos e as metodologias ativas nas situações em que se pretende envolver os estudantes, através da sua participação, nas temáticas abordadas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brito, C. e Lencastre, P. Novos Horizontes de Marketing. Alfragide: D. Quixote, 1ª Edição, 2014. Keller, K. (2013). Strategic brand management (4 ed. ª). Prentice Hall. Kotler, P. e Armstrong, G. Princípios de marketing. São Paulo: Prentice Hall do Brasil, 1993. Kotler, P. Administração de Marketing. Marketing. Rio de Janeiro: Editora Atlas, 1996. Lencastre, P. (2007). O livro da marca. Lisboa: Publicações Dom Quixote. Lendrevie, J. et al. Mercator da Língua Portuguesa. Alfragide: D. Quixote, 2014. 16ª Edição, 2015  
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