filmeu

Disciplina Estratégia e Modelos de Negócio

  • Apresentação

    Apresentação

    UC na área da Gestão, que pretende abordar as questões da estratégia e de modelos de negócio. É essencial para quem vai atuar na área da Gestão, seja em que setor for. A abordagem é prática, o que é favorável ao contexto laboral.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos e formulação da estratégia 2. Análise da organização 3. Definição e escolha das estratégias 4. Implementação da estratégia 5. A Governação organizacional:5.1 Modelo Anglo-Americano 5.2 Modelo Germano-Japonês 5.3 Ética Organizacional 5.4 Responsabilidade das Empresas 6. Globalização das empresas 7. Controlo estratégico 8.Gestão de performance
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da unidade curricular são:- Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma participação eficaz noprocesso de gestão estratégica;- Compreender as diferentes situações da análise estratégica, incluindo a análise da envolvente, da indústria edos stakeholders;- Utilizar abordagens racionais para a identificação e escolha de alternativas incluindo as competências chavee estratégia baseadas em escala e não escala;- Analisar questões e práticas relacionadas com a implementação das estratégias escolhidas;No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:- Analisar a envolvente externa empresarial, análise da indústria e competitividade;- Analisar estratégias de negócio e de empresa;- Conceber estratégias globais e respetivo controlo da estratégia e gestão de “performance”
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os temas serão apresentados em cada sessão de forma expositiva, de modo a que, depois de exposto, possa ser aberto um espaçode discussão com os estudantes.Também se recorrerá á construção de cenários pela turma estudos de caso, em sistema de discussão de ideias e conceitos.A avaliação contínua será realizada através de teste teórico (50%) e trabalho prático (50%). A avaliação é realizada nos termos doRegulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Johnson, G., Wittington, R.,Scholes, K.,Angwin, & D.,Regnér, P. (2019). Exploring Strategy,Text and Cases.12th ed. Pearson Education Amason, Allen. (2011). Strategic Management: From Theory to Practice. Routledge – Taylor & Francis Group.Teixeira, S. (2020) Gestão Estratégica. Escolar Editora.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios