-
Apresentação
Apresentação
UC na área da Gestão, que pretende abordar as questões da estratégia e de modelos de negócio. É essencial para quem vai atuar na área da Gestão, seja em que setor for. A abordagem é prática, o que é favorável ao contexto laboral.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6623-16567
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos e formulação da estratégia 2. Análise da organização 3. Definição e escolha das estratégias 4. Implementação da estratégia 5. A Governação organizacional:5.1 Modelo Anglo-Americano 5.2 Modelo Germano-Japonês 5.3 Ética Organizacional 5.4 Responsabilidade das Empresas 6. Globalização das empresas 7. Controlo estratégico 8.Gestão de performance
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular são:- Apresentar e desenvolver os conceitos, metodologias e instrumentos para uma participação eficaz noprocesso de gestão estratégica;- Compreender as diferentes situações da análise estratégica, incluindo a análise da envolvente, da indústria edos stakeholders;- Utilizar abordagens racionais para a identificação e escolha de alternativas incluindo as competências chavee estratégia baseadas em escala e não escala;- Analisar questões e práticas relacionadas com a implementação das estratégias escolhidas;No final da unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:- Analisar a envolvente externa empresarial, análise da indústria e competitividade;- Analisar estratégias de negócio e de empresa;- Conceber estratégias globais e respetivo controlo da estratégia e gestão de “performance”
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os temas serão apresentados em cada sessão de forma expositiva, de modo a que, depois de exposto, possa ser aberto um espaçode discussão com os estudantes.Também se recorrerá á construção de cenários pela turma estudos de caso, em sistema de discussão de ideias e conceitos.A avaliação contínua será realizada através de teste teórico (50%) e trabalho prático (50%). A avaliação é realizada nos termos doRegulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Johnson, G., Wittington, R.,Scholes, K.,Angwin, & D.,Regnér, P. (2019). Exploring Strategy,Text and Cases.12th ed. Pearson Education Amason, Allen. (2011). Strategic Management: From Theory to Practice. Routledge – Taylor & Francis Group.Teixeira, S. (2020) Gestão Estratégica. Escolar Editora.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não