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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Gestão do Produto tem como objetivo capacitar os estudantes com conhecimentos e competências essenciais para o desenvolvimento, gestão e posicionamento estratégico de produtos no mercado.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6623-21221
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Gestão e desenvolvimento de produtos 1.1. Níveis de produto 1.2. Classificação de produtos 1.3. Caracterização de produtos 1.4. Dimensões dos produtos 1.5. Hierarquias dos produtos 1.6. A variável produto no contexto do marketing-mix 1.7. O gestor de produto 1.8. Gestão de portfólio de produtos 1.9. Desenvolvimento de novos produtos 1.10. O papel da inovação de produtos 1.11. Posicionamento e conceitos associados 1.12. O ciclo de vida do produto 1 .13. Planeamento de produto 1.14. Política de gama
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular são: - Identificar a importância da gestão de produto no contexto do marketing-mix; - Identificar os papéis, tarefas típicas e dificuldades da atividade de gestor de produto; - Apresentar as estratégias e as táticas relacionadas com a gestão do produto.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino baseiam-se nos métodos interrogativo e ativo de modo a gerar uma discussão e resolução dos exercícios teóricos e práticos em contexto de sala de aula. Procura-se estimular as competências práticas de pesquisa, análise e desenvolvimento de trabalhos seguindo as regras do trabalho científico. Quanto aos recursos pedagógicos o docente disponibiliza estudos de caso e exercícios, assim como de outros materiais através da plataforma de gestão de conteúdos (Moodle).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2019). Digital marketing. Pearson UK. Kingsnorth, S. (2019). Digital marketing strategy: an integrated approach to online marketing. Kogan Page Publishers. Hamilton, R., & Price, L. L. (2019). Consumer journeys: Developing consumer-based strategy.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não