-
Apresentação
Apresentação
A unidade de Economia e Negócios Internacionais faz parte do 2º ano da Licenciatura em Gestão Comercial. O objetivo desta disciplina é apresentar aos alunos os conceitos básicos de economia e negócios internacionais. A abordagem inclui a análise de diversos fatores externos e a compreensão de como esses fatores influenciam as estratégias e ações das empresas, considerando também os recursos e competências disponíveis.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6623-24359
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Globalização, comércio e investimento. 2. Ambiente internacional de negócios. 3. Estratégia e operações internacionais.
-
Objetivos
Objetivos
O principal objetivo desta unidade curricular é capacitar os alunos para atuar no âmbito internacional, seja em empresas que se estão a iniciar nos negócios internacionais, seja em organizações mais experientes que procuram ampliar a sua presença nos mercados externos. Esta unidade curricular prepara os alunos para se tornarem profissionais informados, conscientes e competentes, capazes de liderar o processo de internacionalização das empresas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia das aulas é teórico-prática, centrada na exposição, no diálogo, na reflexão coletiva e na apresentação de exemplos práticos relativos às temáticas abordadas. Todo o material pedagógico é disponibilizado na plataforma Moodle. A avaliação é contínua e constituída por 5 elementos: Teste de avaliação relativo ao Módulo 1 (15%) Teste de avaliação relativo ao Módulo 2 (15%) Teste de avaliação relativo ao Módulo 3 (15%) Trabalho de Grupo (40%) Apresentação do Trabalho (15%)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
GERBER, James - International Economics. 7ª edição. Boston: Pearson, 2018. 720 páginas. ISBN 9780134472096. HILL, Charles W.L. - International Business: Competing in the Global Marketplace. 13ª edição. New York: McGraw-Hill Education, 2021. 752 páginas. ISBN 9781264067503. REINERT, Kenneth A. - An Introduction to International Economics: New Perspectives on the World Economy. 3ª edição. Cambridge: Cambridge University Press, 2021. 528 páginas. ISBN 9781108470056.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não