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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa capacitar os estudantes a projetar e otimizar serviços e experiências que atendam às necessidades dos utilizadores, promovendo conexões significativas entre consumidores e organizações.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6623-24363
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução 1.1. Conceito 1.2 Diferença entre produto e serviço 1.3 A dominância da lógica de serviços 1.4 Mix alargado para serviços 2. Compreensão dos elementos do sistema de serviços 2.1 Evidências físicas e o ambiente do serviço 2.2 O papel do pessoal de contacto no serviço 2.3 O papel dos clientes na entrega do serviço 3. Gestão da qualidade nos serviços 3.1. Comportamento do consumidor 3.2 O modelo da qualidade percebida 3.3 A análise Gap 4. Recuperação de serviços 4.1. Recuperação de serviços versus reclamações 4.2 Princípios da recuperação de serviços 4.3 Timing da recuperação de serviços 5. Gestão da produtividade em serviços 5.1. A relação entre produtividade, qualidade, participação do cliente e procura 5.2 A armadilha da gestão 6. Desenvolvimento de serviços 6.1 O serviço aumentado 6.2 Design de serviços 6.3 Equilíbrio entre a procura e a capacidade produtiva 7. Distribuição de serviços através de canais físicos e eletrónicos 8. Preço e comunicação de serviços
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular são: 1. Analisar e avaliar de forma crítica a diferença entre produtos e serviços percebendo de que forma estas diferenças influenciam a atividade diária de marketing. 2. Identificar, analisar e gerir as diferentes componentes do mix do marketing de serviços de forma ao desenvolvimento de pensamento estratégico no marketing de serviços. 3. Aplicar modelos de gestão de qualidade em serviços. 4. Demonstrar conhecimento e compreensão do papel dos colaboradores e da cultura organizacional na entrega do serviço. 5. Compreender a forma como os clientes avaliam os serviços e o papel do comportamento e expetativas do consumidor na envolvente do serviço. 6. Analisar a relevância da recuperação de serviços.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular será lecionada através da exposição dos conteúdos teóricos (método expositivo), seguindo-se a análise e resolução de estudos de caso (método demonstrativo). Para promover um maior envolvimento dos estudantes na aquisição de conhecimentos e competências serão distribuídos, para resolução e análise, casos de estudo diversos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Grönroos, C. (2016). Service management and marketing: managing the service profit logic (4th Ed.). Wiley. ISBN: 9781119092858. Langeard, E. & Eiglier, P. (2007). Servuction - a gestão de marketing de empresas de serviços. Mc Graw-Hill ISBN: 9789729241260 Wirtz, J., & Lovelock, C. (2016). Services marketing: people, technology, strategy (8th Ed.). World Scientific Publishing. ISBN: 978 1944659011. Zeithaml, V., Bitner, M. & Gremler, D. (2017). Services marketing: integrating customer focus across the firm (7th Ed.). McGraw Hill. ISBN: 978-0078112102
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não