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Disciplina Políticas e Estratégias de Preços

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Políticas e Estratégias de Preço visa dotar os estudantes de conhecimentos e competências fundamentais para a tomada de decisões estratégicas relacionadas com a definição de preços no contexto empresarial. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução 1.1. Pricing, marketing e estratégia 1.2. Estratégias e objetivos de pricing 1.3 Pricing: principais obstáculos 1.4 Pricing: a vertente humana 2. Desenvolvimento e Implementação da Estratégia de Preço 2.1 Métodos tradicionais de pricing 2.2 Preço estratégico e criação de valor 2.3 Estrutura do preço 2.4 Comunicação do preço e do valor 2.5 Políticas de pricing 2.6 Nível de preços 2.7 Preço e o ciclo de vida do produto 2.8 Implementação da estratégia de preço 3. Custos e Análise Financeira para Pricing 3.1 O papel dos custos 3.2 Custos relevantes, controláveis, incrementais e evitáveis 3.3 Preço para os resultados 3.4 Análise do ponto crítico das vendas 3.5 Análises de sensibilidade 4. Preço como Fonte de Vantagem Competitiva Sustentável 4.1. Compreensão do jogo de pricing 4.2. Vantagem competitiva: única fonte sustentável para a rentabilidade 4.3 Reação à concorrência: pensar antes de agir 4.4 Gestão da informação dos concorrentes 4.5 Quando competir com o preço?
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da unidade curricular são: - Compreender a importância do preço para o marketing e para a estratégia; - Compreender os diferentes métodos de pricing; - Desenvolver e implementar uma estratégia de preço eficiente; - Compreender como os custos afetam as decisões sobre preços e efetuar análises do ponto crítico das vendas; - Compreender o preço como fonte de vantagem competitiva sustentável.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino baseia-se nos métodos expositivo e ativo. O método expositivo destina-se aos momentos de transmissão de conhecimentos e as metodologias ativas são utilizadas com a finalidade de estabelecer a interação com os estudantes.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baker, W. L., Marn, M. V., & Zawada, C. C. (2010). The price advantage (2nd ed.). New Jersey: John Wiley & Sons, Inc. ISBN: 978-0-470 48177-6. Furtwengler, D. (2010). Pricing for profit - How to command higher prices for your products and services. New York: AMACOM. ISBN: 978-0-8144-1517-7. Hill, P. (2013). Pricing for profit: How to develop a powerful pricing strategy for your business. London: Kogan Page. ISBN: 978-0-7494 6767-8. Meehan, J. M., Simonetto, M. G., Montan Jr., L., & Goodin, C. A. (2017). Gestão de rentabilidade e pricing. Coimbra: Actual Editora. ISBN: 978-989694-241-0. Nagle, T. T., & Müller, G. (2018). The strategy and tactics of pricing: A guide to growing more profitability (6th ed.). Oxon: Routledge. ISBN: 978-1-138-73750-1.
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