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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Estudos de Mercado visa promover nos estudantes a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências que lhes permitam compreender o conceito de mercado, sua estrutura e segmentação..
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6623-5029
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução ao Conceito de Estudos de Mercado Definição de estudo de mercado: O que é e para que serve? Definição do Problema e das Necessidades de Investigação Identificação e formulação do problema de pesquisa. Concepção de um Estudo de Mercado Tipos de estudos: exploratórios e conclusivos (descritivos e causais). Identificação de erros potenciais em estudos de mercado. Recolha de Dados Métodos de recolha de dados: Dados secundários Dados qualitativos Dados quantitativos Desenho do Questionário Etapas no desenvolvimento de um questionário e opções de design. Métodos de Amostragem Técnicas de amostragem e determinação da dimensão da amostra. Análise de Dados Quantitativos Codificação de dados Teste de hipóteses Métodos de análise Resultados da Investigação
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Objetivos
Objetivos
The objectives of this course in the context of Commercial Management are: Understand key marketing concepts and their application in commercial environments, including market analysis, consumer behavior, and strategic positioning. Explore the role of market research in supporting commercial decisions, determining the appropriate type of study based on specific marketing and sales needs. Integrate marketing into strategic sales management to enhance organizational performance. Analyze the relationship between strategic and operational marketing, emphasizing market research in decision-making. Relate marketing mix management to relationship marketing, focusing on consumers, clients, and competitors.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para apoiar o processo de ensino-aprendizagem na unidade curricular de Estudos de Mercado, são utilizadas metodologias inovadoras que promovem o engajamento e a aplicação prática do conhecimento. A Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) permite que os alunos trabalhem em projetos reais ou simulados, aplicando conceitos teóricos em situações práticas e desenvolvendo habilidades analíticas e de resolução de problemas. A metodologia de Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida) é adotada para que os alunos estudem conteúdos teóricos fora da sala, utilizando o tempo presencial para atividades práticas e discussões aprofundadas. Estudos de Caso também são utilizados, analisando situações reais de empresas, para que os alunos compreendam a aplicação de estudos de mercado na gestão comercial e desenvolvam pensamento crítico.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Burns, A. C., & Veeck, A. (2020). Marketing Research (9th ed.). Pearson. Zikmund, W. G., Babin, B. J., Carr, J. C., & Griffin, M. (2021). Essentials of Marketing Research (6th ed.). Cengage Learning. Malhotra, N. K., & Birks, D. F. (2022). Marketing Research: An Applied Approach (5th ed.). Pearson. Haddad, R. (2023). Advanced Market Research: Data Analytics and Predictive Analytics Techniques. Wiley. Mills, A. (2024). Digital Market Research: New Methods and Strategies in the Age of Big Data. Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim