-
Apresentação
Apresentação
A unidade de Microeconomia constitui uma unidade integrada no 1º ano da Licenciatura em Gestão. Esta unidade curricular visa introduzir os alunos à área da economia que estuda o comportamento de cada grupo ou setor individualmente, como famílias, empresas e consumidores.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6623-712
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução. 2. Procura, Oferta e Equilíbrio de Mercado. 3. Teoria do Consumidor. 4. Teoria do Produtor. 5. Estruturas de Mercado.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo principal fornecer as ferramentas para a compreensão da atuação dos agentes económicos nos mercados, com especial foco no processo de tomada de decisão por parte das empresas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia das aulas é teórico-prática, centrada na exposição, no diálogo, na reflexão coletiva e na realização de exercícios práticos com os estudantes. Todo o material pedagógico é disponibilizado na plataforma Moodle. A avaliação é contínua e constituída por 2 elementos: • 1º teste de avaliação com ponderação 50 %. • 2º teste de avaliação com ponderação 50 %.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Lobo, C. F. & Andrade, C. (2021). Princípios de Microeconomia, 1ª Ed, Edições Sílabo. Mankiw, N. G. (2015). Principles of Microeconomics, 7ª Ed, Cengage Learning. Mateus, M. & Mateus, A. (2002). Microeconomia, 1ª Ed, Verbo. Samuelson, P. & Northaus, W. D. (2009). Economics, 19ª Ed, McGraw-Hill.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não