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Apresentação
Apresentação
UC na área do marketing, que pretende abordar as questões do comportamento do consumidor. É essencial para quem vai atuar na área da Gestão, seja em que setor for. A abordagem é prática, o que é favorável ao contexto laboral.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6623-8300
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao estudo do comportamento do consumidor 1.1 As teorias do comportamento do consumidor 1.2 O processo de tomada de decisão do mercado consumidor 2. Fatores internos que influenciam o processo de tomada de decisão 2.1 Perceção, Emoção e Sentimento 2.2 Atenção, Memória e Aprendizagem 2.3 Cognição, Motivação e Recompensa 2.4 Personalidade, Atitude e Mudança Comportamental 3. Fatores externos que influenciam o processo de tomada de decisão 3.1 Família 3.2 Grupos Sociais e Líderes de Opinião 3.3 Cultura e Subcultura 3.4 Classes Sociais 3.5 Estilo de Vida e Moda 3.6 Redes Sociais e Outros Meios de Comunicação 4. Os modelos explicativos do comportamento do consumidor 5. O consumidor e o Neuromarketing 5.1 Evolução histórica do Neuromarketing 5.2 Principais conceitos 5.3 Técnicas utilizadas no Neuromarketing 6. As tendências no consumo
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular são: 1. Relacionar as teorias e princípios do comportamento do consumidor com a gestão de orientação para o mercado. 2. Identificar e analisar as várias fases do processo de tomada de decisão do mercado consumidor. 3. Identificar e analisar os principais fatores externos e internos que interferem no processo de tomada de decisão do mercadoconsumidor. 4. Analisar criticamente os vários modelos explicativos do comportamento do consumidor. 5. Enquadrar o comportamento do consumidor no Neuromarketing. 6. Analisar e compreender os processos associados a novos segmentos de consumidores e a novas e futuras tendências deconsumo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de avaliação baseia-se em métodos expositivos e ativos. As metodologias expositivas são utilizadas para transmitir osconhecimentos básicos da unidade curricular, enquanto as metodologias ativas serão concretizadas através da realização deexercícios e/ou trabalhos práticos onde se estimula a capacidade dos estudantes para trabalharem em grupo, favorecendo oaprofundamento dos temas numa perspetiva motivadora da sua criatividade e simultaneamente da aplicação dos conhecimentosadquiridos. A avaliação contínua será¿baseada num exercício de avaliação individual teórica (50%) e num trabalho realizado em grupo (50%). Aavaliação é realizada nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona do Porto.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barracho, C. (2011). Consumo - Abordagem psicossociolo¿gica. Lisboa, Escolar Editora. Cardoso, A. A. (2009). O comportamento do consumidor. Lisboa, Lidel - Edic¿o¿es Te¿cnicas, Lda. Kajneman, D. (2021). Pensar Depressae Devagar. 12º Edição. Temas e Debates Editora. Kotler, P.; Kartakaya, H.; Setiawan, I. (2021). Marketing 5.0. Tecnologia para a Humanidade. Actual Editora Lindstrom, M. (2018). Buy.ology, A Cie¿ncia do Neuromarketing. 2.a edic¿a¿o reimpressa. Lisboa, Gesta¿oplus Edic¿o¿es. Maya, S. R., & Esteban, I. G. (2013). Casos de comportamiento del consumidor - Reflexiones para la direccio¿n de marketing. Madrid,ESIC Editorial. Rodrigues, F., Moreira, J., & Vitorino, L. (2013). Comportamento do Consumidor: Quando a Neurocie¿ncia, a Psicologia, a Economia e oMarketing se encontram. Viseu, Psicosoma.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não