filmeu

Disciplina Psicossociologia do Trabalho e das Organizações

  • Apresentação

    Apresentação

    A Psicossociologia do Trabalho e das Organizações enquanto disciplina visa: - a distinção entre os sistemas de crenças partilhadas socialmente sobre o comportamento tido individualmente e com repercussões no pensamento organizacional (como microcosmos do que acontece na sociedade em geral); - uma análise sistémica e integradora das teorias que gravitam sobre esta temática; - convergir orientações teóricas (de bases psicossociológicas e de gestão) e implicações práticas (tendências que se cruzam com a análise psicológica, preocupações sociológicas e o comportamento organizacional como veiculo estratégico da Filosofia de Gestão), privilegiando a inter e a multi-disciplinaridade e personificando uma atitude de abertura ao conhecimento cientifico; - evidenciar uma consciência social e de orientação ética; - promover adaptabilidade a novos ambientes e contextos (aplicação da História Económica e de metodologias de Ciências Sociais)    
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao Estudo da Psicossociologia: Uma Abordagem Histórica (uma disciplina na encruzilhada de saberes ¿ Entre a Psicologia e a Sociologia)                   2. Aspectos Conceptuais e Metodológicos no Estudo das Organizações                   3. Análise Individual: Abordagem Psicológica nas organizações                   4. Análise Desenvolvimental de Competências   5. Análise Interpessoal em Contexto Organizacional: A Perspectiva Contigencial   6. Análise das Relações Organização-Envolvente: os Processos de Mudança   7. Análise Sistémica nas Organizações                   8. Análise Política das Organizações  
  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina de Psicossociologia do Trabalho tem como objecto principal de estudo as interacções entre os diversos actores no mundo de trabalho. Nesta disciplina um dos objectivos é estudar de que forma as características desses actores influenciam a organização e de que modo são influenciados por ela. Pretende-se que ao longo da leccionação desta cadeira os alunos adquiram o conhecimento das variáveis psicossociológicas intervenientes nessas interacções.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chambel, M.J, & Curral, L. (2000). Psicossociologia das Organizações. Lisboa: Texto Editora. Gonçalves, S. (2014). Psicossociologia do Trabalho e das Organizações (Princípios e Práticas). Lisboa: Lidel (Pactor)
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios