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Apresentação
Apresentação
Aplicação de operações de recolha e tratamento de informação Auto análise crítica Capacidade de utilização dos instrumentos de análise de desempenho e de reconhecimentos do potencial dos colaboradores Orientação para resultados, em paralelo com a gestão da inteligência emocional Avaliação e reconhecimentos de colaboradores Gestão de Competências em paralelo coma Avaliação de Desempenho Avaliação da importância do sistema de gestão de desempenho para eficácia organizacional
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP619-11064
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Do conceito de desempenho à avaliação de Desempenho nas organizações: Evolução Histórico-Conceptual 1.1 Da Conceptualização ao Processo de Avaliação de Desempenho nas Organizações 2. A Avaliação de desempenho e as percepções: pistas para um melhor entendimento do processo, individual com repercussões organizacionais 3. Avaliação de Desempenho e GRH (ligação às diferentes actividades de GRH) 4. Avaliação de Desempenho e Comunicação: barreiras e catalisadores (a importância da inteligência emocional) 5. Avaliação de Desempenho e de Competências: duas faces da mesma moeda? 6. Dos Modelos às Práticas: Considerações sobre a Avaliação de Desempenho em contexto empresarial (o nosso país e as suas idiossincrasias) 7. Implementação de um plano integrado de Avaliação de Desempenho (em articulação com a GRH)
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Objetivos
Objetivos
- Apreender conceitos e teorias subjacentes às temáticas da Unidade Curricular. - Identificar e mobilizar técnicas de avaliação de desempenho. - Apreender a importância da Avaliação e da Gestão das Competências no processo de auto-regulação das Organizações. - Sensibilizar para a tarefa de planear, gerir, coordenar, controlar e motivar pessoas, com os seus próprios valores, interesses, aptidões e motivações, tendo como objectivo o desenvolvimento das competências individuais e a satisfação dos objectivos organizacionais. - Habilitar os alunos de competências técnicas para a concepção e implementação de um processo eficaz de avaliação do desempenho
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Poder utilizar no futuro o Problem-Based Learning (PBL)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Batalha, A., Ribeiro, D. & Carvalho, W. (2013), Avaliação de Desempenho - SIADAP: Administração Central e Autarquias Locais. Lisboa: Quid Juris. Caetano, A. (2008), Avaliação de desempenho - Metáforas, Conceitos e Práticas (2ª ed.). Lisboa: R.H. Rodrigues, J. (2010), Avaliação do desempenho nas organizações. Lisboa: Escolar Editora. Seixo, J. M. (2007), Gestão de Desempenho. Lisboa: Lidel.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não