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Apresentação
Apresentação
A tecnologia e a globalização exigem que os líderes possuam competências não apenas de autoliderança, mas também de compreensão profunda da motivação dos indivíduos, no sentido de desenvolverem estratégias que envolvam promover a liderança em todas as pessoas que lideram. A governação corporativa tem vindo a tornar-se cada vez mais importante, uma vez que a confiança dos investidores e do consumidores nas empresas já não se baseia apenas no seu desempenho financeiro ou nos seus produtos e serviços.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP619-11069
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Liderança: Enquadramento teórico-conceptual 1.1.Definição e enquadramento do conceito na realidade empresarial: Liderança e Comunicação 2.Teorias de Liderança: 2.1. Teorias dos Traços 2.2. Teorias Comportamentais 2.3. Teorias Contingenciais 2.4. Teoria Transformacional 3. Liderança e Gestão: Reflexão sobre as várias cambiantes associadas à Liderança e à Estrutura Organizacional 4. Liderança e Cultura 4.1 Liderança Identidade: crenças, valores e símbolos 4.2. Modelo Transcultural de Hofstede 4.3. Liderança e Clima Organizacional 5. Liderança e Inovação 5.1. Liderança e Motivação
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Objetivos
Objetivos
Promover uma atitude empreendedora Analisar a importância da liderança nas organizações Compreender a relevância do Clima Organizacional
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Poder utilizar no futuro o Problem-Based Learning (PBL)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Chambel, M.J., & Curral, L. (2008). Psicologia organizacional. Da Estrutura à Cultura. Lisboa: Livros Horizonte. Cohen, W.A (2010). Liderança segundo Peter Drucker. Rio de Janeiro: Campus / Elsevier Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R. & Cabral-Cardoso, C. (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (5ª edição, revista e actualizada). Lisboa: RH Editora. Rego, A., & Cunha, M. P. (2009). Manual de gestão transcultural de recursos humanos. 1ª ed., Lisboa: Editora RH Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação (2ª ed.). Lisboa: Escolar Editora
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não