-
Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular, aborda-se a Economia, Gestão Ética e Responsabilidade Social na perspectiva de assegurar que o Gestor de Recursos Humanos aprenda a problematizar o conceito de gestão ética e socialmente responsável e a considerar quais as práticas de gestão de recursos humanos que são fomentadoras de boas práticas. Permitirá também confrontar as diferentes abordagens feitas à responsabilidade social e considerar as implicações individuais e organizacionais das práticas de gestão que integram princípios de responsabilidade social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP619-21711
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O Conceito de Ética e Responsabilidade Social Empresarial (RSE) A importância da Ética e da RSE na Gestão e Economia As teorias económicas e a sua relação com a Ética e com a RSE Dilemas de gestão ética e socialmente responsável Diferentes perspectivas sobre Ética e RSE Argumentos contra e a favor da RSE As dimensões do RSE Boas práticas de Ética e RSE O conceito de sustentabilidade Leitura dos Guias práticos para a implementação da RSE e Ética: Social Accountability 8000 ISO26000 NP4460 NP4469
-
Objetivos
Objetivos
1. Compreender a importância da ética e da responsabilidade social empresarial (RSE) na Gestão e na Economia; 2. Identificar e lidar com dilemas de gestão ética e socialmente responsável e encontrar as possíveis soluções; 3. Examinar o processo de tomada de decisões sobre ética e RSE, bem como os seus processos individuais e determinantes e consequências; 4. Discutir o papel dos códigos de conduta na promoção de comportamentos éticos; 5. Reconhecer as diferentes abordagens da RSE; 6. Fornecer uma mais completa compreensão da interação entre as dimensões económica, social e ambiental nos negócios; 7. Aplicar os conceitos de ética e responsabilidade social a situações reais, permitindo uma melhor compreensão da interação entre ideias e práticas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aplicação da teoria ao contexto real de trabalho.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arnsperger, C. & Van Parijs, P. (2004). Ética Económica e Social. Afrontamento. Carroll, A. & Buchholtz, A. (2012). Business & Society Ethics, Sustainability, and Stakeholder Management. Stamford, CT: Cengage Learning. Costa, M. A. N. et al (org) (2011). Responsabilidade Social: Uma visão ibero-americana. Almedina. Ferrell, O.C., Fraedrich, J. & Ferrell, L. (2009). Business ethics: Ethical decision making and cases. Houghton Mifflin Company. Rego, A., Cunha, M. P., Guimarães, N., Gonçalves, H. & Cabral-Cardoso, C. (2007). Gestão ética e socialmente responsável: teoria e prática. RH Editora. Valier, J. (2016). Breve história do pensamento económico. Edições Texto & Grafia.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não