-
Apresentação
Apresentação
Pretende relacionar a produtividade dos colaboradores com a implementação de sistemas de gestão da qualidade no âmbito dos Recursos Humanos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP619-21767
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - A qualidade e a produtividade Qualidade e produtividade laboral: modelos e teorias. A gestão da qualidade e a gestão da produtividade. O impacto da qualidade na produtividade. As visões interna e externa da empresa. O conceito fundamental de valor-cliente. O valor para os trabalhadores. Criar valor para todas as partes envolvidas. II - Gestão da produtividade Conceitos e ciclo dinâmco. Indicadores de produtividade. Modelo de Sumanth. Produtividade e otimização. Fatores que afetam a produtividade. A organização e a remuneração do trabalho. Produtividade e desenvolvimento humano. Os novos ganhos de produtividade (novas formas de organização e de trabalho, redes, automação e externalização das NTIC). III - Gestão da qualidade Conceitos, evolução e filosofias. Liderança e qualidade. A abordagem por processos. A otimização de processos. O ciclo PDCA. Introdução às ferramentas da qualidade. Da ISO 9000 à TQM. Modelos de gestão integrados. Requistos a auditar. Custos da qualidade.
-
Objetivos
Objetivos
- Apresentar, de forma integrada, as principais áreas de atuação da produtividade e da qualidade; - Conhecer os conceitos e as ferramentas inerentes à gestão da qualidade; - Sensibilizar para as práticas de gestão pela qualidade no sentido de o estudante perceber os benefícios da implementação de um sistema de gestão da qualidade em temos de melhoria dos produtos / serviços, envolvimento dos trabalhadores, satisfação e fidelização dos clientes, melhoria da imagem e da posição competitiva da organização nos mercados, redução dos desperdícios, aumento da produtividade, redução dos custos, garantia da manutenção dos postos de trabalho e aumento do lucro; - Conhecer a série ISO 9000, em particular as ISO 9001: 2015 e 9004; - Identificar práticas da gestão da qualidade no dia-a-dia das organizações; - Conhecer as exigências da gestão da produtividade e da qualidade das organizações; - Perceber o papel dos RH na melhoria destas duas componentes no trabalho.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) Aprendizagem Cooperativa Conceito e mapas mentais Estudos de Caso
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brilman, J. (2000). As melhores práticas de gestão no centro do desempenho. Lisboa: Edções Sílabo. Carvalho, L. G., Bernardo, M. R. M., Sousa, D. & Negas, M. C. (2015). Gestão das Organizações - Uma abordagem integrada e prospetiva (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Nelson, S. A., Teixeira, A. & Rosa, A. (2016). Gestão da Qualidade - de Deming ao modelo de excelência da EFQM (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Oahland, J. S. (2002). Total Organizational Excellence - Achieving world-class performance (2nd ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann. Oahland, J. S. (2003). Total Quality Management - text with cases (3rd ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann. Pinto, A. (2017). ISO 9001: 2015 - Guia prático. Lisboa: Lidel. Pinto, A. & Soares, I. (2018). Sistemas de Gestão da Qualidade - Guia para a sua implementação (2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo. Pires, A. R. (2016). Sistemas de Gestão de Qualidade - Ambiente, Segurança, Responsabilidade Social, Indústria e Serviços (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não