-
Apresentação
Apresentação
Trata-se de uma UC teórico-prática, que visa desconstruir e reinterpretar a saúde e a doença. Outorga aos estudantes os conhecimentos teóricos e saberes práticos no que se refere às funções e aos papéis dos/as Assistentes Sociais na área da saúde mental.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP619-21833
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Saúde Mental 1.1. Percurso histórico da saúde mental 1.2. Principais conceitos 1.3. Psicopatologias II. Serviço Social na Saúde Mental 2.1 Políticas de saúde mental em Portugal 2.2 Promoção da reabilitação psicossocial 2.3. A saúde mental como uma questão de direitos humanos 2.4 O papel do Serviço Social na área da saúde mental (Competências; Intervenção; objetivos; Princípios) III. Serviço Social na prevenção da doença mental 3.1 Suporte social: intervenção com famílias 3.2 Pós internamento clínico 3.3 Intervenção e gestão de casos. IV. Trabalho interdisciplinar: desafios para o Serviço Social
-
Objetivos
Objetivos
O1. Compreender a vivência do problema da saúde mental num contexto multicultural. A organizacção do sistema de saúde e as orientações atuais, nacionais e internacionais; O2. Consolidar e aprofundar dimensões do Serviço Social relevantes para a intervenção na Saúde Mental; Pretende-se desenvolver nos/as estudantes as competências de: - Conhecer e analisar algumas das abordagens teóricas mais relevantes em saúde mental e desenvolver competências essenciais à intervenção neste domínio específico da saúde; -Compreender a multiculturalidade e identificar a influência dos fatores culturais e sociais na vivência de saúde e da doença mental; - Abordar e refletir acerca das políticas sociais de saúde mental, bem como, acerca do papel do serviço social na prevenção da doença mental e na pós-institucionalização.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas teórico-práticas seguem uma metodologia ativa, com incentivo à procura de conhecimento, promovem a autonomia do/a estudante, estimulam o debate, promovem a exposição das suas opiniões, aumentando o espírito crítico. Priveligia-se ainda, uma aproximação à comunidade, através de aulas abertas com profissionais convidados, da àrea da Saúde Mental. O objetivo é envolver mais o/a estudante no seu processo de aprendizagem.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Abreu, J. (2007). Introdução à Psicopatologia Compreensiva , Fundação Calouste Gulbenkian. American Psychiatric Association. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora. Carvalho, M. I. (2012). Serviço Social na Saúde . Lisboa: Pactor Carvalho, M. I. (2022). Práticas de intervenção do serviço social na saúde . Lisboa: Pactor Ferreira, A. B. A. (2015). Importância do serviço social na assistência à saúde mental in Projeção, Direito e Sociedade, (6)1, 11-27.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não