-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular tem um âmbito teórico e prático, e visa transmitir, com algum detalhe, tanto os conhecimentos sobre os fundamentos, conceitos, pensamento e reflexão estratégica, como os princípios relacionados com a análise, formulação e organização e implementação de uma estratégia numa empresa, assim como a apresentação de casos que facilitem a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos e modelos analíticos, à luz da complexidade e das incertezas subjacentes à economia e à dinâmica empresarial atuais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP619-2580
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte I: Análise Estratégica 1.1 O que é a Estratégia 1.2 Gestão e Planeamento Estratégico nas Organizações 1.3 Modelos de planeamento estratégico 1.4 Análise da Gestão Estratégica 1.5 Análise do Ambiente Externo e Ambiente Externo Parte II: Formulação da Estratégia 2.1 Estratégias de Negócio e Funcionais 2.2 Estratégias Corporativas 2.3 Estratégia Internacional Parte III: Implementação e Controlo da Estratégia 3.1 Implementação da Estratégia 3.2 Estruturas Organizacionais 3.3 Cultura Organizacional 3.4 Avaliação e Controlo da Estratégia
-
Objetivos
Objetivos
Compreender a base conceptual e analítica da estratégia empresarial relacionada com a análise estratégica, formulação, organização, implementação e controlo da estratégia; Discutir os fundamentos e conceitos da estratégia num contexto amplo (mercado, tecnologia e regulação); Conhecer os principais modelos e instrumentos subjacentes à formulação, organização e implementação da estratégia; Interpretar as dinâmicas empresariais com alcance estratégico nas organizações; Aplicar os conhecimentos adquiridos na explicação das decisões e ações com caráter estratégico; Analisar criticamente a literatura científica sobre Estratégia Empresarial.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino adotada valoriza uma adequada combinação entre a exposição teórica e a sua sustentação na análise de casos e na auto-aprendizagem, permitindo mais facilmente apreender e consolidar conceitos e instrumentos relacionados com a conceção e desenvolvimento da estratégia.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalho, J. C., & Flipe, J. Manual de estratégia: conceitos, prática e roteiro. Lisboa: Sílabo, 2008. Reis, F.L. & Reis, R. L. (2022) Manual de Estratégia Empresarial, Inovação e Empreendedorismo. Lisboa: Sílabo, Grant, R. M. (2021). Contemporary strategy analysis. John Wiley & Sons. Whittington, R., Regnér, P., Angwin, D., Johnson, G. & Scholes, K. (2020). Fundamentals os Strategy (5th Edition). Pearson Education Limited. Leiblein, M. J., & Reuer, J. J. (2020). Foundations and futures of strategic management. Strategic Management Review, 1(1), 1-33. Amoo, N., Lodorfos, G., & Mahtab, N. (2022). Over half a century of strategic planning performance research–what have we been missing?. International Journal of Organizational
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não