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Disciplina Comportamento Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende que os estudantes adquiram conhecimentos sobre comportamento organizacional como um campo de estudo fundamental na estratégia de qualquer organização. Os estudantes estarão aptos a compreender todos os processos organizacionais, ao nível da liderança, cultura e comunicação, bem como a dinâmica individiual e em equipa dentro da organização.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao estudo do comportamento organizacional: Uma Abordagem Histórica 2. Análise individual (com implicações organizacionais): Percepção e tomada de decisão individual; Satisfação no trabalho; Empenhamento organizacional; Motivação 3. Análise ao nível do grupo     1. Liderança     2. Comunicação     3. Poder e comportamento político     4. Conflito     5. Negociação 4. Análise ao nível organizacional      1. Estrutura organizacional      2. Cultura e Clima organizacionais
  • Objetivos

    Objetivos

    •Compreender a importância do indivíduo e dos grupos na dinâmica social e organizacional e vice-versa. •Aplicar conceitos para a análise do comportamento organizacional. • Perceber a importância dos atores internos e agentes sociais para as estratégias organizacionais. •Compreensão e reflexão sobre as conceções éticas que afetam uma organização, os processos organizacionais, o micro e macro comportamento organizacional. •Aplicar conceitos e modelos teóricos e práticos organizacionais. • Perceber a importância das organizações para a sociedade.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) Aprendizagem Cooperativa Conceito e mapas mentais Estudos de Caso
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Armstrong, M., & Taylor, S. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. Kogan Page. Cunha, M. P. et all (2007), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (6ª ed.), Lisboa: RH Editora. Rego, A. (2002), Comportamentos de Cidadania nas Organizações , Lisboa: McGraw-Hill. Carvalho, J. C. (2008), Negociação (3ª ed.), Lisboa: Sílabo. Teixeira, S. (2010), Gestão das Organizações (2ª ed.), Lisboa: Verlag Dashofer Portugal. Neves, J. D., Garrido, M., & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo  
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