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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular pretende que os estudantes adquiram conhecimentos sobre comportamento organizacional como um campo de estudo fundamental na estratégia de qualquer organização. Os estudantes estarão aptos a compreender todos os processos organizacionais, ao nível da liderança, cultura e comunicação, bem como a dinâmica individiual e em equipa dentro da organização.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP619-6587
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao estudo do comportamento organizacional: Uma Abordagem Histórica 2. Análise individual (com implicações organizacionais): Percepção e tomada de decisão individual; Satisfação no trabalho; Empenhamento organizacional; Motivação 3. Análise ao nível do grupo 1. Liderança 2. Comunicação 3. Poder e comportamento político 4. Conflito 5. Negociação 4. Análise ao nível organizacional 1. Estrutura organizacional 2. Cultura e Clima organizacionais
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Objetivos
Objetivos
•Compreender a importância do indivíduo e dos grupos na dinâmica social e organizacional e vice-versa. •Aplicar conceitos para a análise do comportamento organizacional. • Perceber a importância dos atores internos e agentes sociais para as estratégias organizacionais. •Compreensão e reflexão sobre as conceções éticas que afetam uma organização, os processos organizacionais, o micro e macro comportamento organizacional. •Aplicar conceitos e modelos teóricos e práticos organizacionais. • Perceber a importância das organizações para a sociedade.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) Aprendizagem Cooperativa Conceito e mapas mentais Estudos de Caso
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Armstrong, M., & Taylor, S. (2014). Armstrong's Handbook of Human Resource Management Practice. Kogan Page. Cunha, M. P. et all (2007), Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (6ª ed.), Lisboa: RH Editora. Rego, A. (2002), Comportamentos de Cidadania nas Organizações , Lisboa: McGraw-Hill. Carvalho, J. C. (2008), Negociação (3ª ed.), Lisboa: Sílabo. Teixeira, S. (2010), Gestão das Organizações (2ª ed.), Lisboa: Verlag Dashofer Portugal. Neves, J. D., Garrido, M., & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não