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Apresentação
Apresentação
- Compreender a problemática de aquisição de competências numa perspetiva sistémica na organização. - Avaliar competências e a sua ligação ao sistema de GRH: estratégias, técnicas e instrumentos. - Apreensão de possíveis políticas de avaliação de competências integradas e entendimento da sua importância para a GRH.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP619-7133
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Competências – enquadramento, perspetivas e definição 1.1. Competências individuais e coletivas – impacto nas organizações 1.1.1. Hard skills 1.1.2. Soft skills 3. Metodologia da gestão de competências 4. Avaliação de competências 5. Gestão de Competências e Comportamento Organizacional
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Objetivos
Objetivos
- Compreender o conceito de competências e sua importância e transversalidade em contexto organizacional; - Analisar elementos-chave que integram um modelo de gestão baseado em competências; - Analisar e compreender as diferentes fases da metodologia de gestão de competências; - Identificar métodos e técnicas para a avaliação de competências;
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Poder utilizar no futuro o Problem-Based Learning (PBL)
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
· Cabral-Cardoso, C., Estevão, C. V., & Silva, P. (2006). Competências transversais dos diplomados do Ensino Superior. TecMinho. · Cascão, F. (2004). Entre a gestão de competências e a gestão do conhecimento: um estudo exploratório de inovação na gestão das pessoas. Editora RH. · Ceitil, M. (2007). Gestão e Desenvolvimento de Competências. Edições Sílabo. · Gomes, J., Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., & Marques, C. (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não