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Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular enquadra a psicologia social enquanto disciplina científica que procura a compreenção do comportamento do ser humano inserido no seu ambiente social, nos níveis de análise intra-individual e inter-individual. Ao considerar a interação com outros como foco de análise, permite ainda compreender como a Psicologia se relaciona com outras ciências sociais como a Antropologia e a Sociologia, trazendo uma perspetiva única de compreensão dos processos psicológicos que medeiam a relação pessoa-contexto.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULP619-99
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Psicologia Social: 1.1 Surgimento da Psicologia Social enquanto disciplina científica 1.2 Relação pessoa-ambiente social: Princípios fundamentais 2. A influência Social e Persuasão 2.1 Processos de Influência Social 2.1.1 Normalização 2.1.2 Conformismo 2.1.3 Obediência 2.1.4 Inovação 3. Atitudes 3.1 Formação, estrutura e funções das atitudes 3.2 Atitudes, valores e inconsistência atitude-comportamento 3.3 Medidas de atitudes 3.4 Mudança de atitudes, persuasão e heurísticas 4. Formação de impressões 4.1 Abordagens da formação de impressões 4.2 Teorias Implícitas de Personalidade 4.3 Atribuição causal 5. Agressão e comportamento pró-social 5.1 Agressão: Teorias do Instinto e Teoria da Aprendizagem social de Bandura 5.2 Comportamento pró-social: Altruísmo e egoísmo
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Objetivos
Objetivos
A UC tem por objetivo geral incrementar a compreensão dos processos psicológicos que explicam a relação entre os indivíduos e o seu ambiente social, sustentada em abordagens teóricas, métodos e técnicas específicas de investigação da Psicologia Social enquanto disciplina científica. No final do semestre, espera-se que os estudantes tenham adquirido as seguintes competências: OA1 - Saber identificar os principais marcos históricos no surgimento e autonomização da Psicologia Social enquanto disciplina científica. OA2 - Saber identificar e descrever os principais modelos e abordagens teóricas e metodológicas da Psicologia Social. OA3 - Saber identificar e compreender os diferentes processos psicológicos que ocorrem dentro e entre níveis de análise explicativos da relação entre os indivíduos e o seu ambiente social. OA4 - Aplicar os modelos teóricos e conhecimentos científicos adquiridos pela Psicologia Social, na explicação de fenómenos e comportamentos individuais em ambiente social.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias usadas em aula são: a exposição dos conteúdos, completada com discussão em aula; visionamento e análise de filmes e documentários; análise de artigos científicos; exercícios; apoio tutorial aos trabalhos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cerclé, A., Somat., & Serpa, M. T. (2023). Manual de psicologia social. Gaspar, R., & Garrido, M. V. (2016). Cognição Social. In Miguel Pereira Lopes, Patrícia Jardim da Palma & Albino Lopes (Eds.), Fundamentos de Psicologia (pp.193-240). Lisboa: MGM Edições. Rodrigues, A., Assmar, E. M. L., & Jablonski, B. (2022). Psicologia Social, Editora Vozes. Smith, E.R., & Mackie, D.M. (2014). Social Psychology (4th ed.). New York: Worth Publishers. Vala, J., & Monteiro, M.B. (2017). Psicologia Social (10ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não