filmeu

Disciplina Análise de Dados I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular tem por objetivo introduzir os alunos a noções fundamentais de estatística descritiva, probabilidades e variáveis aleatórias. Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada, avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua atividade profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Estatística descritiva: Introdução. População e amostra. Parâmetros e estatísticas. Variáveis e sua classificação. Representação tabular e gráfica de dados univariados e bivariados. Medidas descritivas. Introdução ao SPSS.   - Probabilidades: Introdução. Experiência aleatória, espaço de resultados e acontecimentos. Probabilidade: definição, interpretações e propriedades. Probabilidade condicionada. Acontecimentos independentes. Teorema de Bayes.   - Variáveis aleatórias: Introdução. Variáveis aleatórias discretas. Função de probabilidade e função de distribuição. Variáveis aleatórias contínuas. Função densidade de probabilidade e função de distribuição. Modelos de variáveis aleatórias discretas e contínuas.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de organizar, sumariar e realizar uma análise elementar de um conjunto de dados, tirando partido do SPSS para o efeito, calcular probabilidades e resolver problemas envolvendo variáveis aleatórias.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona.   Práticas de inovação pedagógica:   As práticas pedagógicas serão mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação, com recurso a computadores e/ou dispositivos móveis. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes. Promover-se-á a aprendizagem baseada na resolução de problemas, onde os discentes, orientados pelo docente, deverão identificar problemas e planear e realizar percursos de resolução. O objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, dotar os estudantes de competências necessárias aos desafios que se colocam presentemente à humanidade e aumentar a sua motivação relativamente à unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Afonso, A., e Nunes, C. (2019). Probabilidades e Estatística: Aplicações e Soluções em SPSS - Versão revista e aumentada. Universidade de Évora.   - Anderson, D. R., Sweeney, D. J., Williams, T. A., Camm, J. D., e Cochran, J. J. (2019). Statistics for Business & Economics (14th edition). Cengage Learning.   - Pestana, M. H., e Gageiro, J. N. (2014). Análise de Dados para Ciências Sociais - A Complementaridade do SPSS (6ª edição). Edições Sílabo.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios