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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular tem por objetivo introduzir os alunos a tópicos de cálculo diferencial e integral e às equações diferenciais. Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada, avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua atividade profissional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP292-3178
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1) Cálculo Diferencial - Taxas de variação média e instantânea. - Derivada de uma função. Regras de derivação. - Estudo da monotonia de uma função e determinação dos seus extremos. - Aplicações. 2) Cálculo Integral - Primitiva de uma função. Regras de primitivação. - Integração definida. Teorema fundamental do Cálculo. - Aplicações. 3) Equações diferenciais - Conceitos básicos. - Equações diferenciais de primeira ordem separáveis, homogéneas, lineares e de Bernoulli. - Aplicações.
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Objetivos
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de analisar funções reais de variável real, calcular derivadas e integrais, resolver equações diferenciais e aplicar os conceitos apreendidos na resolução de problemas práticos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. Práticas de inovação pedagógica: As práticas pedagógicas serão mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação, com recurso a computadores e/ou dispositivos móveis. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes. Promover-se-á a aprendizagem baseada na resolução de problemas, onde os discentes, orientados pelo docente, deverão identificar problemas e planear e realizar percursos de resolução. O objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, dotar os estudantes de competências necessárias aos desafios que se colocam presentemente à humanidade e aumentar a sua motivação relativamente à unidade curricular.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Larson, R., e Edwards, B. (2022). Calculus of a single variable (12th edition). Cengage Learning. - Murolo, A., e Bonetto, G. (2012). Matemática Aplicada à Administração, Economia e Contabilidade (2ª edição). Cengage Learning. - Stewart, J., Clegg, D., e Watson, S. (2021). Calculus: Early Transcendentals (9th edition). Cengage Learning.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não