filmeu

Disciplina Métodos Quantitativos I

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular tem por objetivo introduzir os alunos a tópicos de cálculo diferencial e integral e às equações diferenciais. Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada, avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua atividade profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1) Cálculo Diferencial - Taxas de variação média e instantânea. - Derivada de uma função. Regras de derivação. - Estudo da monotonia de uma função e determinação dos seus extremos. - Aplicações. 2) Cálculo Integral - Primitiva de uma função. Regras de primitivação. - Integração definida. Teorema fundamental do Cálculo. - Aplicações.   3) Equações diferenciais - Conceitos básicos. - Equações diferenciais de primeira ordem separáveis, homogéneas, lineares e de Bernoulli. - Aplicações.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de analisar funções reais de variável real, calcular derivadas e integrais, resolver equações diferenciais e aplicar os conceitos apreendidos na resolução de problemas práticos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona.   Práticas de inovação pedagógica:   As práticas pedagógicas serão mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação, com recurso a computadores e/ou dispositivos móveis. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes. Promover-se-á a aprendizagem baseada na resolução de problemas, onde os discentes, orientados pelo docente, deverão identificar problemas e planear e realizar percursos de resolução. O objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, dotar os estudantes de competências necessárias aos desafios que se colocam presentemente à humanidade e aumentar a sua motivação relativamente à unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Larson, R., e Edwards, B. (2022). Calculus of a single variable (12th edition). Cengage Learning. - Murolo, A., e Bonetto, G. (2012). Matemática Aplicada à Administração, Economia e Contabilidade (2ª edição). Cengage Learning. - Stewart, J., Clegg, D., e Watson, S. (2021). Calculus: Early Transcendentals (9th edition). Cengage Learning.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios