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Apresentação
Apresentação
Nesta unidade curricular, aborda-se a temática relacionada a técnicas de informação, comunicação e negociação com o propósito de assegurar que o profissional Gestor de Recursos Humanos conheça e compreenda os conceitos, a importância prática e a inter-relação entre o tripé temático.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULP292-3439
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Informação e comunicação na empresa: informação descendente e ascendente, as políticas de informação e comunicação, tecnologias de informação e gestão de pessoas. Comunicação organizacional: as dimensões básicas do processo comunicacional, mensagens não-verbais e escuta ativa, feedback e desempenho, estilos pessoais de comunicação, fluxos e padrões de comunicação nas organizações, comunicação na era da informação computadorizada, o público externo e interno das empresas, a comunicação interna (endomarketing). Negociação: elementos fundamentais da negociação, tipologia negocial, erros negociais, estratégias, técnicas e táticas negociais.
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Objetivos
Objetivos
1) No âmbito da informação familiarizar os alunos com os tipos de informação e as políticas de comunicação existentes na organização e também conhecer e compreender as tecnologias de informação e gestão de pessoas. 2) No âmbito da comunicação analisar as dimensões básicas do processo comunicacional, distinguir os vários estilos pessoais de comunicação, compreender os fluxos e padrões de comunicação nas organizações, analisar e fazer face a uma situação de comunicação de crise, distinguir entre público interno e externo nas organizações e compreender a importância da comunicação interna no seio organizacional. 3) Na componente negociação identificar e analisar os elementos fundamentais de um processo de negociação, conhecer e compreender a tipologia negocial, identificar os principais erros num processo de negociação e conhecer e compreender as estratégias, técnicas e tácticas negociais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Estudos de caso. Problem solving. Aplicação da teoria a casos reais. Debates para aplicação da teoria à prática.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Beirão, Inácio, Maria Vasconcelos, Joaquim Caetano, Maria Inês Nunes e Paulo Vasconcelos (2008), Manual de Comunicação Empresarial. Porto: Plátano. - Carvalho, José Crespo de. (2008), Negociação (3ª ed.), Lisboa: Sílabo. - Rego, Arménio (2016), Comunicação Pessoal e Organizacional ¿ Teoria e Prática (4º ed), Lisboa: Sílabo. - Rego, Arménio (2016), Comunicação Pessoal e Organizacional ¿ Manual de exercícios (4º ed), Lisboa: Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não