-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular tem por objetivo introduzir os alunos à álgebra linear e à programação linear (investigação operacional). Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada, avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua atividade profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP292-3458
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1) Álgebra Linear - Introdução aos sistemas de equações algébricas lineares. - Matrizes. Operações com matrizes. - Resolução de sistemas lineares através dos métodos de Gauss e de redução de Gauss-Jordan. - Sistemas homogéneos. - O modelo de produção de Leontief. - Inversa de uma matriz: definição e propriedades. - Sistemas lineares e inversas. - Determinantes: definição e propriedades. - Cálculo matricial e resolução de sistemas lineares em Matlab. 2) Programação Linear - Introdução. Etapas num processo de tomada de decisão. Problemas standard do tipo máximo e do tipo mínimo. Hipóteses em programação linear. - Resolução gráfica de problemas de programação linear. - Algoritmo do simplex. - Resolução de problemas com variáveis artificiais. Método das duas fases. - Aplicações, com recurso ao Matlab.
-
Objetivos
Objetivos
No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de resolver sistemas de equações lineares, operar com matrizes, resolver problemas de programação linear e aplicar os conceitos apreendidos na resolução de problemas práticos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios. Usa-se o software Matlab/Octave. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. Práticas de inovação pedagógica: As práticas pedagógicas serão mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação, com recurso a computadores e/ou dispositivos móveis. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes. Promover-se-á a aprendizagem baseada na resolução de problemas, onde os discentes, orientados pelo docente, deverão identificar problemas e planear e realizar percursos de resolução. O objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, dotar os estudantes de competências necessárias aos desafios que se colocam presentemente à humanidade e aumentar a sua motivação relativamente à unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Hill, M. M., e Marques dos Santos, M. (2018). Investigação Operacional - Vol. 1 - Programação Linear. Edições Sílabo. - Hill, M. M., e Marques dos Santos, M. (2018). Investigação Operacional - Vol. 2 - Exercícios de Programação Linear. Edições Sílabo. - Lay, D. C., Lay, S. R., e McDonald, J. J. (2020). Linear Algebra and Its Applications (6th edition). Pearson.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não