filmeu

Disciplina Métodos Quantitativos II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular tem por objetivo introduzir os alunos à álgebra linear e à programação linear (investigação operacional). Visando a promoção de uma aprendizagem sólida e sustentada, avaliou-se o enquadramento das outras unidades curriculares do curso em relação a esta, tendo-se escolhido os conteúdos programáticos apresentados por serem importantes para os alunos prosseguirem estudos e desenvolverem a sua atividade profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1) Álgebra Linear - Introdução aos sistemas de equações algébricas lineares. - Matrizes. Operações com matrizes. - Resolução de sistemas lineares através dos métodos de Gauss e de redução de Gauss-Jordan. - Sistemas homogéneos. - O modelo de produção de Leontief. - Inversa de uma matriz: definição e propriedades. - Sistemas lineares e inversas. - Determinantes: definição e propriedades. - Cálculo matricial e resolução de sistemas lineares em Matlab.   2) Programação Linear - Introdução. Etapas num processo de tomada de decisão. Problemas standard do tipo máximo e do tipo mínimo. Hipóteses em programação linear. - Resolução gráfica de problemas de programação linear. - Algoritmo do simplex. - Resolução de problemas com variáveis artificiais. Método das duas fases. - Aplicações, com recurso ao Matlab.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de resolver sistemas de equações lineares, operar com matrizes, resolver problemas de programação linear e aplicar os conceitos apreendidos na resolução de problemas práticos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são de cariz teórico-prático, onde a exposição teórica do conteúdo programático é acompanhada da apresentação de exemplos práticos e da resolução de exercícios. Usa-se o software Matlab/Octave. A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona.   Práticas de inovação pedagógica:   As práticas pedagógicas serão mediadas por Tecnologias de Informação e Comunicação, com recurso a computadores e/ou dispositivos móveis. Os estudantes serão expostos a recursos educativos interativos, como quizzes. Promover-se-á a aprendizagem baseada na resolução de problemas, onde os discentes, orientados pelo docente, deverão identificar problemas e planear e realizar percursos de resolução. O objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem, dotar os estudantes de competências necessárias aos desafios que se colocam presentemente à humanidade e aumentar a sua motivação relativamente à unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Hill, M. M., e Marques dos Santos, M. (2018). Investigação Operacional - Vol. 1 - Programação Linear. Edições Sílabo.   - Hill, M. M., e Marques dos Santos, M. (2018). Investigação Operacional - Vol. 2 - Exercícios de Programação Linear. Edições Sílabo.   - Lay, D. C., Lay, S. R., e McDonald, J. J. (2020). Linear Algebra and Its Applications (6th edition). Pearson.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios