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Apresentação
Apresentação
Num contexto de abertura dos mercados, as empresas deixam de limitar a sua atuação ao mercado nacional passando a atuar cada vez mais no mercado internacional, pelo que os profissionais de gestão, devem possuir conhecimentos e competências de marketing internacional
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP292-7381
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1 - Do conceito de marketing ao marketing Internacional: - Do marketing à orientação para o mercado; - A empresa no mercado global; - O comércio internacional; - Dinâmica de Internacionalização; - Opções estratégicas; - Teorias e abordagens à internacionalização 2 - Processo de internacionalização: - Conceito e teorias; - Estratégias de internacionalização; - Processo estratégico de marketing Internacional, com base na análise dos mercados Internacionais e das respectivas formas de acesso; - O marketing-mix internacional; - Organização e implementação das actividades do marketing internacional.
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se preparar os estudantes para o exercício de funções de marketing internacional nos sectores industrial, comércio, consultoria e governação, media, e organizações internacionais: ONG's, educacionais e culturais. Neste contexto, a abordagem interdisciplinar do marketing internacional pressupõe o facto de a sociedade global, em geral, e as relações internacionais, em particular, permitirem uma melhor compreensão através da análise e estudo dos sistemas de informação internacionais
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Problem Based Learning
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Abreu, João (2016). Casos de Sucesso - Internacionalização. Santo Tirso: Idioteque. Johnson, Debra & Turner, Colin (2010) International Business, 2nd edition. London and New York: Routledge. Salomão, Ricardo (2011) Comunicação e Exportação. Lisboa: Nova Vega. Silva, S., Menezes, R. e Pinho, J. (2018). Marketing Internacional - Negócios à Escala Global. Conjuntura Actual Editora. Lisboa
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não