-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular consiste em uma iniciação aos fundamentos de investigação científica, com foco nos métodos utilizados em ciências sociais. Mais especificamente, a unidade curricular aborda conceitos gerais de investigação, introdução ao método científico, diferentes abordagens de investigação nas ciências sociais, ética na investigação académica e uma abordagem detalhada do processo de investigação em ciências sociais, incluindo definição da pergunta de partida, exploração, definição da problemática, e planeamento da recolha e análise de dados.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP292-9485
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à metodologia O método científico Estilos de raciocínio Falácias Abordagens à investigação Quantitativa e qualitativa Pura/teórica e aplicada Transversal e longitudinal Validade e ética na investigação Validade x Verdade Responsabilidade epistémica Fraudes em investigação O processo de investigação Rutura Construção Verificação A pergunta de partida Clareza Exequibilidade Pertinência A exploração Leitura Entrevistas exploratórias Citações A problemática O modelo de análise Hipóteses Conceitos operatórios e sistémicos Recolha e análise de dados Definição dos dados pertinentes O campo de análise e as unidades de observação Instrumentos de recolha e análise
-
Objetivos
Objetivos
Ao final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: Aplicar conceitos básicos da investigação e raciocínio crítico das ciências sociais à realização de trabalhos académicos Diferenciar as várias abordagens de investigação aplicáveis às ciências sociais e selecionar a mais adequada ao seu trabalho. Realizar investigações que gerem resultados válidos de forma ética. Desconstruir um projeto de investigação entre as diferentes etapas e atos do processo de investigação em ciências sociais. Formular uma pergunta de partida clara, exequível e pertinente. Realizar um processo de exploração adequado ao problema de investigação. Definir uma problemática de estudo e expressá-la através de perguntas e/ou hipóteses. Selecionar uma amostra e um método de recolha de dados adequados ao problema. Selecionar uma estratégia de análise de dados adequada aos objetivos da investigação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos estão orientados à aquisição de conhecimentos teóricos e à sua aplicação prática. As aulas incluem sessões expositivas seguidas de atividades, preparadas previamente pelos alunos através do uso de materiais indicados pelo professor. As atividades empregam quizzes, incentivando os alunos a testar os seus conhecimentos, bem como, frequentemente, uma metodologia colaborativa de ensino, em que os alunos se tornam responsável por aprender e ensinar uma parte específica dos conteúdos aos demais colegas. As seções incluem também a demonstração prática de ferramentas para a gestão de referências (ex. Mendely, Zotero). A avaliação, por sua vez, inclui três elementos: Atividades (30%) – Participação contínua em atividades para casa e atividades nas aulas, incluindo assiduidade e comportamento; Trabalho Empírico (30%) - Realização de um artigo académico, com objetivo, métodos, recolha de dados, etc.; e Teste (40%) - Avaliação objetiva no final do semestre.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adams, J. Hafiz , T.A., Raeside, R. & White , D. (2007). Research methods for graduate business and social science students , New Dehli , Sage Publications Quivy, R. & Campenhoudt , L.V. (2005). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva (Edição de 1992) Cargill, M., & O'Connor, P. (2021). Writing scientific research articles: Strategy and steps. John Wiley & Sons. Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Eds.). (1999). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento (Edição de 1986)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não