-
Apresentação
Apresentação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP7021-11813
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O programa está dividido em duas grandes áreas, na auditoria de segurança a edifícios, principalmente na vertente de segurança contra incêndio, e na peritagem a incidentes e acidentes, principalmente em caso de incêndio e explosão: AUDITORIA E PERITAGEM DE SEGURANÇA EM EDIFÍCIOS Principais sistemas em edifícios; Sistemas de proteção e segurança de edifícios; Instalações industriais; Edifícios especiais. AUDITORIA DE SEGURANCA Legislação aplicável; Atribuições do auditor; Objetivos de uma auditoria; Preparação de uma auditoria. Execução de uma auditoria de segurança; Medidas corretivas ou compensatórias; Caracterização e constituição dos relatórios de auditoria. PERITAGEM DE ACIDENTES Atribuições do perito; Objetivos de uma peritagem; Investigação e identificação de causas: recolha e registo de dados, avaliação ou reconstituição de cenários; Determinação da responsabilidade; Avaliações; Caracterização e constituição dos relatórios de peritagem.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o estudantes adquira competências avançadas sobre: - Conceitos fundamentais, métodos e práticas sobre auditoria de segurança, à luz das principais normas e procedimentos regulamentares aplicáveis. - Idem, relativamente a processos de peritagem de acidentes. - Como conduzir processos de auditoria e peritagem de segurança em edifícios na ótica do risco de incêndio. - Como instruir processos e elaborar relatórios de auditoria e peritagem de segurança em edifícios na ótica do risco de incêndio. - Interação comunicacional e elaboração da documentação associada a processos de auditoria e peritagem de segurança.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos de ensino e aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, bem como no trabalho do estudante em contexto não presencial. Durante as sessões teórico-práticas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas. Os estudantes serão envolvidos na discussão dos temas em análise, na resolução de exercícios ou problemas propostos e, se necessário, em atividade experimental ou de campo, bem como lhes será solicitado trabalho a realizar extra aula. Em determinados momentos, exigir-se-á do estudante, individualmente ou em grupo, a exposição e defesa oral do seu trabalho. As sessões tutoriais serão dedicadas a um contacto informal com o estudante, destinado a apoiar o seu trabalho e a orientá-lo nos seus estudos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
[Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não