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Disciplina Meteorologia e Climatologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Os alunos deverão ficar habilitados a identificar os principais elementos climáticos, o seu funcionamento e instrumentos de medida; a caracterizar a variabilidade climática de Portugal; a interpretar cartas meteorológicas para a previsão do estado do tempo e para a ativação dos níveis de alerta da Proteção Civil; a utilizar fontes estatísticas disponíveis para o conhecimento do clima e a interpretar informação meteorológica com interesse para a classificação climática.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Clima e Tempo. Definições. Informação meteorológica e climática. Atmosfera. Radiação solar e balanço energético global. Temperatura do ar. Humidade, nuvens e precipitação. Pressão atmosférica. Vento. Circulação atmosférica, situações sinópticas, estados de tempo. Parâmetros climáticos e classificação do clima. Classificação de Köppen e classificação de Strahler. Caracterização climática de Portugal. Fenómenos e condições meteorológicas extremas; riscos e vulnerabilidades. Proteção Civil e Níveis de Alerta
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos: - Fornecer os conceitos básicos para a compreensão do tempo e clima; - Conhecer os principais elementos meteorológicos, a sua dinâmica na atmosfera e os seus instrumentos de medida; - Interpretar cartas meteorológicas para a previsão do tempo e ativação de sistemas de alerta em Proteção Civil; - Conhecer a variabilidade climática do território português; - Identificar, descrever e interpretar fenómenos meteorológicos e climáticos. Os estudantes deverão ficar habilitados a identificar os principais elementos climáticos, o seu funcionamento e instrumentos de medida; a caracterizar a variabilidade climática de Portugal; a interpretar cartas meteorológicas para a previsão do estado do tempo e para a ativação dos níveis de alerta da Proteção Civil; a utilizar fontes estatísticas disponíveis para o conhecimento do clima e a interpretar informação meteorológica com interesse para a classificação climática.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O modelo pedagógico privilegia a componente prática, o estudo autónomo e a pesquisa ativa, promovendo competências essenciais para unidades futuras e para o exercício profissional. As aulas combinam exposição teórica com demonstrações e exemplos audiovisuais, seguidos de sessões práticas com análise de eventos meteorológicos e climáticos, usando o software SNAP e dados reais. A bibliografia recomendada facilita o acesso a fontes de estudo relevantes. As tutorias oferecem apoio personalizado, atendendo às necessidades individuais dos estudantes. A avaliação contínua, com dois testes escritos e trabalhos individuais, promove uma aprendizagem progressiva e sustentada.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ahrens, C. Donald (2009). Meteorology Today: An Introduction to Weather, Climate, and the Environment . 9th Edition. Brooks/ Cole, Cengage Learning, USA, 621p. Ahrens, C. Donald, Samson, Perry (2011). . Brooks/ Extreme Weather and Climate Cole, Cengage Learning, USA, ISBN-13: 978-0-495-11857-2. Barry, Roger G.; Chorley, Richard J. (1995). Atmosphere, Weather and Climate. London: Routledge. Daveau, S. (1995). Portugal Geográfico . Lisboa: João Sá da Costa, 223 p. Garcia, Filipe F. (1996). Manual de climatología aplicada: clima, medio ambiente y planificacíon . Editorial Sintesis, 285p. Instituto de Meteorologia (2011). Atlas Climático Ibérico 1971-2000. ISBN: 978-84-7837-079-5. Miranda, Pedro M. A. (2009). Meteorologia e Ambiente: Fundamentos de meteorologia, clima e ambiente atmosférico (2ªEdição). Editor: Universidade Aberta. Ribeiro, O., Lautensach, H. & Daveau, S. (1988). Geografia de Portugal - O Ritmo Climático e a Paisagem, Vol. II, Lisboa: Edições João Sá da Costa.  
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