-
Apresentação
Apresentação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP7021-23465
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceitos relativos à teoria do risco A perceção do risco natural e implicações na proteção civil. Os riscos naturais: identificação e caraterização Riscos geofísicos: sísmico, tsunami Riscos geomorfológicos: Movimentos de vertentes, ravinamentos Riscos meteorológicos: ventos fortes e temperaturas excecionais Riscos climáticos: Ondas de calor, vagas de frio Riscos hidrológicos: cheias e inundações Riscos no litoral: os galgamentos e a erosão costeira e dinâmica litoral relacionada com a ação das ondas e correntes marinhas. Riscos naturais e intervenção antrópica. Os riscos ambientais: identificação e caraterização: Poluição ambiental (atmosférica, hídrica e dos solos) Desflorestação Desertificação Incêndios florestais: Clima, quantidade e tipo de vegetação, dinâmica sazonal. Erosão hídrica dos solos: Coberto vegetal e precipitação. Cartografia da avaliação do risco.
-
Objetivos
Objetivos
Transmitir conceitos de base sobre a teoria dos riscos, identificar os diversos tipos de riscos naturais bem como o conjunto de processos decorrentes da dinâmica do meio físico desencadeantes de danos potenciais. Apresentar os principais métodos de elaboração de cartografia de riscos naturais. Pretende-se assim que o estudante atinja os seguintes objetivos: - Conhecer e destrinçar os diversos conceitos relacionados com a avaliação do risco natural. - Conhecer as componentes e mecanismos da dinâmica natural relacionada com os elementos desencadeantes de perigos. - Conhecer e identificar os processos físicos potencialmente perigosos. - Desenvolver estratégias de identificação dos fatores naturais condicionante da perigosidade natural e ambiental. - Identificar metodologias de avaliação da vulnerabilidade de elementos expostos. - Conhecer metodologias de avaliação do risco natural e ambiental.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos de ensino baseiam-se no trabalho em aula, estudo autónomo e pesquisa bibliográfica. As aulas incluem exposição de conteúdos, discussão e aplicação prática. Os estudantes participam ativamente e realizam trabalhos dentro e fora da sala, com apresentação e defesa oral. As tutorias oferecem apoio individual. Como inovação pedagógica, a UC integra o Projeto de Investigação Interdisciplinar (P2I), desenvolvido em grupo e envolvendo três UCs. A partir de um território real, os estudantes analisam-no sob várias perspetivas de risco, integrando conhecimentos e promovendo uma visão holística. O projeto é avaliado por um júri conjunto, com classificação individual por UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Hirschberg, J., Badoux, A., McArdell, B. W., Leonarduzzi, E., and Molnar, P. (2021). Evaluating methods for debris-flow prediction based on rainfall in an Alpine catchment, Nat. Hazards Earth Syst. Sci., 21, 2773¿2789, https://doi.org/10.5194/nhess-21-2773-2021. Hyndman, D., Hyndman, D. (2013). Natural Hazards and Disasters, Cengage Learning, 576 p. ISBN:978-1-133-59081-1. Lourenço, Luciano & Vieira, António (2020). Catástrofes Naturais - uma abordagem global, IUC, 249 p. ISBN: 978-989-26-1936-1. Rebelo, F. (2003). Riscos naturais e ação antrópica: estudos e reflexões, Universidade de Coimbra, 2ª edição, 286 p., DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0467-1. Smith, K (2004). Environmental Hazards, Assessing Risk and Reducing disaster. London, Routledge, 389 p.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não