filmeu

Disciplina Riscos Naturais e Ambientais

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos relativos à teoria do risco A perceção do risco natural e implicações na proteção civil. Os riscos naturais: identificação e caraterização Riscos geofísicos: sísmico, tsunami Riscos geomorfológicos: Movimentos de vertentes, ravinamentos Riscos meteorológicos: ventos fortes e temperaturas excecionais Riscos climáticos: Ondas de calor, vagas de frio Riscos hidrológicos: cheias e inundações Riscos no litoral: os galgamentos e a erosão costeira e dinâmica litoral relacionada com a ação das ondas e correntes marinhas. Riscos naturais e intervenção antrópica. Os riscos ambientais: identificação e caraterização: Poluição ambiental (atmosférica, hídrica e dos solos) Desflorestação Desertificação Incêndios florestais: Clima, quantidade e tipo de vegetação, dinâmica sazonal. Erosão hídrica dos solos: Coberto vegetal e precipitação. Cartografia da avaliação do risco.
  • Objetivos

    Objetivos

    Transmitir conceitos de base sobre a teoria dos riscos, identificar os diversos tipos de riscos naturais bem como o conjunto de processos decorrentes da dinâmica do meio físico desencadeantes de danos potenciais. Apresentar os principais métodos de elaboração de cartografia de riscos naturais. Pretende-se assim que o estudante atinja os seguintes objetivos: - Conhecer e destrinçar os diversos conceitos relacionados com a avaliação do risco natural. - Conhecer as componentes e mecanismos da dinâmica natural relacionada com os elementos desencadeantes de perigos. - Conhecer e identificar os processos físicos potencialmente perigosos. - Desenvolver estratégias de identificação dos fatores naturais condicionante da perigosidade natural e ambiental. - Identificar metodologias de avaliação da vulnerabilidade de elementos expostos. - Conhecer metodologias de avaliação do risco natural e ambiental.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos de ensino baseiam-se no trabalho em aula, estudo autónomo e pesquisa bibliográfica. As aulas incluem exposição de conteúdos, discussão e aplicação prática. Os estudantes participam ativamente e realizam trabalhos dentro e fora da sala, com apresentação e defesa oral. As tutorias oferecem apoio individual. Como inovação pedagógica, a UC integra o Projeto de Investigação Interdisciplinar (P2I), desenvolvido em grupo e envolvendo três UCs. A partir de um território real, os estudantes analisam-no sob várias perspetivas de risco, integrando conhecimentos e promovendo uma visão holística. O projeto é avaliado por um júri conjunto, com classificação individual por UC.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hirschberg, J., Badoux, A., McArdell, B. W., Leonarduzzi, E., and Molnar, P. (2021). Evaluating methods for debris-flow prediction based on rainfall in an Alpine catchment, Nat. Hazards Earth Syst. Sci., 21, 2773¿2789, https://doi.org/10.5194/nhess-21-2773-2021. Hyndman, D., Hyndman, D. (2013). Natural Hazards and Disasters, Cengage Learning, 576 p. ISBN:978-1-133-59081-1. Lourenço, Luciano & Vieira, António (2020). Catástrofes Naturais - uma abordagem global, IUC, 249 p. ISBN: 978-989-26-1936-1. Rebelo, F. (2003). Riscos naturais e ação antrópica: estudos e reflexões, Universidade de Coimbra, 2ª edição, 286 p., DOI: http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0467-1. Smith, K (2004). Environmental Hazards, Assessing Risk and Reducing disaster. London, Routledge, 389 p.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios