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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP7021-23467
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Análise da dimensão espacial e temporal do risco. Modelos conceptuais na teoria dos riscos. 2. Processos naturais e cartografia do risco 2.1. Cartografia dos riscos meteorológicos. Ondas de calor, vagas de frio e queda de neve. 2.2. Os processos de circulação hídrica e definição de áreas inundáveis. 2.3. Geomorfologia fluvial e cartografia do risco de inundação repentina e processos torrenciais. 2.4. Processos geomorfológicos e suscetibilidade. Cartografia com suporte em modelos de base estatística e em modelos de base física. 3. Cartografia da vulnerabilidade e cartografia do risco. Avaliação do grau de perda e dano potencial. 4. Avaliação do risco específico e risco total. 5. Casos de estudo.
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular são: 1. Compreender as metodologias de elaboração da cartografia de riscos. 2. Identificar áreas de risco. 3. Integrar a informação sobre a dinâmica do meio físico com a identificação de risco. 4. Modelação de cartografia de risco em sistemas de informação geográfica (SIG). 5. Introduzir a problemática do risco no planeamento de emergência. No final do semestre, os estudantes devem ser capazes de: 1. Conhecer e aplicar diversos métodos de cartografia de riscos. 2. Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco. 3. Relacionar a dinâmica do meio físico com a identificação de risco. 4. Compreender a dinâmica do meio físico, integrando-a em sistemas de informação geográfica (SIG). 5. Articular a problemática do risco com os processos de planeamento de emergência. 6. Produzir cartas de risco.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A ntureza teórica de algumas aulas permite que o estudante obtenha os conhecimentos necessários sobre as metodologias mais adequadas a cada tipo de risco. Por outro lado, a componente prática da unidade curricular permite que o estudante aplique os conhecimentos teóricos, ficando, assim, apto a identificar o risco, compreendendo a dinâmica do meio físico e a produzir cartografia de risco correspondente. Os Projetos de Investigação Interdiciplinar (P2I) proporcionam o treino das matérias respeitantes à unidade curricular e a capacidade de os interrelacionar com outros e contribuem para que o estudante adquira uma visão integrada de problemas e das correspondentes soluções para realidades típicas de Proteção Civil, preparando-o melhor preparação para a realidade da Proteção Civil.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alessandro Chelli, et al (2021). Geomorphological tools for mapping natural hazards, Journal of Maps, 17:3, 1-4, DOI: 10.1080/17445647.2021.1920794. Altan, O.; Backhaus, R.; Boccardo, P.; Zlatanova, S. (Eds.) (2010). Geoinformation for Disaster and Risk Management. Examples and Best Practices. ANPC (2009) - Guia para a Caracterização de Risco no Âmbito da Elaboração de Planos de Emergência de Proteção Civil, Cadernos Técnicos PROCIV, nº 9, Lisboa. Julião, R.; Nery, F.; Ribeiro, J.; Branco, M.; Zêzere, J. (2009). Guia metodológico para a produção de cartografia municipal de risco e para a criação de SIG de base municipal. ANPC, DGOTDU, IGP. Leal, M. (2013). Proposta de um método de avaliação da susceptibilidade natural às cheias em pequenas bacias hidrográficas, VI Congr. Nac. de Geomorfologia, Coimbra. Reis, E. (2011). Análise de bacias hidrográficas, susceptibilidade à ocorrência de cheias e sistemas de informação geográfica. VIII Congr. Geografia Portuguesa, Lisboa.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não