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Disciplina Hidrologia e Hidrografia

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Hidrologia e Hidrografia aborda o estudo da água na Terra, tanto nos seus processos naturais como na sua distribuição pelos diferentes ambientes. Centra-se no ciclo da água e nas suas manifestações à superfície e no subsolo, bem como na descrição, medição e representação dos corpos de água, como rios, lagos e oceanos. O conhecimento destas áreas pretende compreender a dinâmica da água e a sua interação com o meio físico e ação antrópica. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Bacias hidrográficas e recursos hídricos. Hidrologia de solos. Propriedades dos solos e processos hidrológicos. Conceitos sobre hidrologia de solos. Balanço hídrico. Hidrologia de águas superficiais. Conceitos sobre escoamento. Fatores condicionantes do processo de escoamento. Modelos de escoamento em vertentes. Modelos de escoamento fluvial. Recursos hídricos de superfície. Hidrologia subterrânea. Aquíferos. Diferenciação dos processos hidrológicos na sua relação com a geologia. Recursos hídricos subterrâneos. Introdução à hidrologia marinha. Oceanos e mares. Características das águas oceânicas (superficiais, intermédias e de profundidade). Os movimentos das águas oceânica Hidrologia e interação entre sistemas naturais e sociais. Impactes da intervenção humana no planeamento e gestão dos recursos hídricos. Processos hidrológicos e riscos naturais: erosão dos solos e inundações.
  • Objetivos

    Objetivos

    Permitir que os discentes obtenham base conceptual sobre hidrologia que suporte uma análise geográfica dos processos naturais relacionados com os processos hidrológicos. Conhecer a dinâmica hidrológica fluvial, designadamente na relação das características físicas das bacias hidrográficas com os respetivos sistemas de drenagem. Compreender os fenómenos hidrológicos extremos (cheias e estiagens), designadamente as suas causas, evolução e impactes. Compreender a origem e os mecanismos básicos da dinâmica marinha (ondas, marés e correntes oceânicas). Adquirir e desenvolver um conjunto de competências de carácter prático para a realização de trabalhos de análise e interpretação em Hidrologia.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos de ensino baseiam-se no trabalho em aula e no estudo autónomo. Nas sessões teórico-práticas, o docente apresenta e discute os conteúdos, aplicando-os a casos concretos. Os estudantes participam na discussão, resolução de problemas e, quando necessário, em atividades experimentais ou de campo. Será exigida, em alguns casos, a apresentação e defesa oral de trabalhos. As tutorias apoiam o estudo individual. Está previsto um trabalho prático de avaliação, focado na aplicação dos conhecimentos, mas também na criatividade e pesquisa dos estudantes, funcionando como instrumento de autoaprendizagem e base para futuras unidades curriculares.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brutsaert, W. (2023). Hydrology: An Introduction (2nd Ed.). Cambridge University Press. ISBN: 978-110-7135-27-7. João Reis Hipólito, Álvaro Carmo Vaz; Hidrologia e recursos hidricos. ISBN: 978-972-8469-86-3. Laaha, G., Gauster, T., Tallaksen, L. M., Vidal, J. P., Stahl, K., Prudhomme, C., ... & Wong, W. K. (2017). The European 2015 drought from a hydrological perspective. Hydrology and Earth System Sciences, 21(6), 3001-3024. Lencastre, A.; Lições de hidrologia. ISBN: 972-595-079-8. McCabe, M. F., Rodell, M., Alsdorf, D. E., Miralles, D. G., Uijlenhoet, R., Wagner, W., ... & Wood, E. F. (2017). The future of Earth observation in hydrology. Hydrology and earth system sciences, 21(7), 3879-3914. Ribeiro, Agostinho de Sousa Guedes Álvares; Hidrologia. Wagner, W., Verhoest, N. E. C., Ludwig, R., & Tedesco, M. (2009). Editorial" Remote sensing in hydrological sciences". Hydrology and Earth System Sciences, 13(6), 813-817.  
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