filmeu

Disciplina Gestão e Controlo de Operações em Proteção Civil

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O Sistema de Proteção Civil Os agentes de Proteção Civil Instrumentos de Legislação Sistema de Gestão de Operações O Ciclo e as Fases da Gestão da Emergência. Organização e tipos de Postos de Comando Processo de decisão operacional Plano estratégico de ação Setorização do teatro de operações Ferramentas de coordenação, comando e controlo Práticas de gestão das células do posto de comando operacional O estado-maior como órgão de apoio, coordenação e gestão Definição e conceito de DEM e os diferentes EM O Estado-maior na Proteção Civil O Estado-maior nos Corpos de Bombeiros O Estado-maior nos Postos de Comando de Operações (Equipas de Postos de Comando) Sistema integrado de operações de proteção e socorro: Sistema de gestão de operações: Processo de decisão operacional Simbologia gráfica Análise da zona de intervenção: Equipas de Avaliação e reconhecimento do teatro de Operações Práticas de chefia de um grupo de Combate Ordem de operações Ordem de Missão
  • Objetivos

    Objetivos

    O Sistema de Gestão de Operações (SGO), regulado pelo Despacho n.º 3317-A/2018 da Autoridade Nacional de Proteção Civil aplica-se a todos os Agentes de Proteção Civil, Entidades com especial dever de cooperação e qualquer outra entidade desde que empenhadas em operações de proteção e socorro. Por outro lado, a gestão e controlo das operações de proteção civil, para além do regulado no SGO, tem ainda como instrumento legal, o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, designado por SIOPS, que é um conjunto de estruturas, normas e procedimentos que asseguram que todos os agentes de proteção civil atuam, no plano operacional, articuladamente sob um comando único. Os estudantes são envolvidos na aprendizagem da gestão e controlo de operações de proteção civil, completadas por desenvolvimento de trabalhos e exercícios práticos que visam capacitar o conhecimento e o desenvolvimento técnico para o empenho aplicado dos estudantes nas operações no sistema de proteção civil.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O método de ensino é baseado na apresentação e discussão dos conteúdos programáticos da disciplina, privilegiando-se na exposição a vertente teórico-prática com incidência em situações reais, vivenciada ou do conhecimento dos estudantes. Exige-se aos estudantes a pesquisa, análise crítica e estudo de casos práticos, de acordo com a exposição dos conteúdos, motivando-se o estudo fora das horas de contacto com o objetivo de treinarem e desenvolverem as suas competência no âmbito da unidade curricular. A participação dos estudantes nas aulas, através das suas contribuições para debates realizados e de pequenos trabalhos, é valorizada e constituirá um fator de avaliação. Um fator de menor peso, como se indica na secção seguinte, mas, mesmo assim, um estímulo compensatório para o que se pretende. Entretanto, as sessões tutoriais serão dedicadas a um contacto informal com o estudante, destinado a apoiar o seu trabalho diário e a orientá-lo nos seus estudos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ANEPC DON nº 1, SIOPS. ANEPC DON nº 3, NRBQ. ANEPC DON nº 4, DIRACAERO. CT nº 11 da ANEPC, Planos Prévios de Intervenção. Despacho n.º 20915/2008, Regulamento do Modelo Organizativo dos Corpos de Bombeiros. Despacho n.º 3317-A/2018, Revisão do Sistema de Gestão de Operações (SGO). ENB, M284U1S1_procedimentos de atuação das ERAS nos TO. ENB, M284U3S1_análise da zona de intervenção. Guia da ameaça-perigo-identificação-avaliação de risco-guia-de-revisão-preparação-das partes interessadas, FEMA USA, maio de 2018. Guia de desenvolvimento de manutenção de planos de operações de emergência, FEMA USA, novembro 2010. Guia de estabilização de Incidente da FEMA USA, novembro de 2019. Guia Gestão de Emergências Graves, Department of Housing, Local Government and Heritage, República da Irlanda, 24 Setembro 2021, https://www.gov.ie/pdf/?file=https://assets.gov.ie/180183/5dca2e44-350b-492a-bdc3-e5b1135a918d.pdf#page=null Lei 72/2013, SIOPS. Lei de Bases da PC - Decreto-Lei n.º 45/2019, de 1 de abril.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios