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Apresentação
Apresentação
A tecnologia e a globalização exigem que os líderes possuam competências não apenas de autoliderança, mas também de compreensão profunda da motivação dos indivíduos, no sentido de desenvolverem estratégias que envolvam promover a liderança em todas as pessoas que lideram. A governação corporativa tem vindo a tornar-se cada vez mais importante, uma vez que a confiança dos investidores e do consumidores nas empresas já não se baseia apenas no seu desempenho financeiro ou nos seus produtos e serviços.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP7021-26495
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Liderança: Enquadramento teórico-conceptual 1.1. Definição e enquadramento do conceito na realidade empresarial: Liderança e Comunicação 2. Teorias de Liderança: 2.1. Teorias dos Traços 2.2. Teorias Comportamentais 2.3. Teorias Contingenciais 2.4. Teoria Transformacional 3. Liderança e Gestão: Reflexão sobre as várias cambiantes associadas à Liderança e à Estrutura Organizacional 4. Liderança e Cultura 4.1 Liderança Identidade: crenças, valores e símbolos 4.2. Modelo Transcultural de Hofstede 4.3. Liderança e Clima Organizacional 5. Liderança e Inovação 5.1. Liderança e Motivação
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Objetivos
Objetivos
Promover uma atitude empreendedora. Analisar a importância da liderança nas organizações. Compreender a relevância do Clima Organizacional.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
PBL e tutorias.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Benmira, S. & Agboola, M. (2021). Evolution of leadership theory. BMJ Leader, 5:3-5. Chambel, M.J., & Curral, L. (2008). Psicologia organizacional. Da Estrutura à Cultura. Lisboa: Livros Horizonte. Cohen, W.A (2010). Liderança segundo Peter Drucker. Rio de Janeiro: Campus / Elsevier. Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R. & Cabral-Cardoso, C. (2006). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (5ª edição, revista e actualizada). Lisboa: RH Editora. Kelemen, T. K., Matthews, S. H., Matthews, M. J., & Henry, S. E. (2023). Humble leadership: A review and synthesis of leader expressed humility. Journal of Organizational Behavior, 44(2), 202-224. Oc, B., Chintakananda, K., Bashshur, M. R., & Day, D. V. (2023). The study of followers in leadership research: A systematic and critical review.The Leadership Quarterly, 101674.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não