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Apresentação
Apresentação
Esta UC aborda a psicopatologia numa perpetiva multidimensional, permitindo explorar os fenómenos psicopatológicos tendo em conta a sua dimensões cultural, social, psicológica e biológica. Serão também abordados diferentes tipos de classificação, sua evolução, investigação e limitações associadas, de forma a desenvolver a sensibilidade clínica dos estudantes em torno dos limites entre o normal e o patológico, dos principais quadros psicopatológicos à luz dos principais sistemas de classificação de forma a promover o conhecimento em torno de características clínicas, epidemiologia, comorbilidade, diagnóstico diferencial e modelos téoricos associados. Complementar-se-à a aquisição de raciocínio clínico com a análise de erros de pensamento que podem ocorrer no contexto de avaliação diagnóstica. Permite consolidar conhecimentos anteriores (Personalidade e Diferenças individuais) e adquirir competências que serão requeridas ao longo do curso (Psicopatologia II).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP608-12991
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 | Classificação categorial da perturbação mental Abordagem DSM - características clínicas e modelos teóricos explicativos das principais perturbações, classificação, epidemiologia, diagnóstico diferencial, aspetos culturais, sociais, psicológicos e biológicos 1.1.1 Perturbações de Ansiedade, Perturbações Obsessivo-Compulsivas e Perturbações Relacionadas com Trauma 1.1.2 Perturbações Depressivas, Perturbações Bipolares e Perturbações Relacionadas 1.1.3 Perturbações de Personalidade 1.1.4 Perturbações do Espectro da Esquizofrenia e Outras Perturbações Psicóticas 1.1.5 Perturbações de Adição (jogo patológico, abuso de álcool e drogas) CP2 | Classificação dimensional da perturbação mental 2.1. Limitações dos modelos categoriais ? comorbilidade e heterogeneidade 2.2 Investigação em torno dos principais sistemas de diagnóstico dimensional 2.2.1 HiTOP 2.2.2 RDoC CP3 | O processo de decisão clínica em psicopatologia: heurísticas e viés de erro no raciocínio clínico
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem (OA) são: OA1: Conhecer as características clínicas, fatores biopsicossociais associados e modelos teóricos explicativos dos principais quadros psicopatológicos. OA2: Conhecer os diferentes tipos e sistemas de classificação diagnóstica (categorial e dimensional) OA3: Refletir nas limitações dos principais sistemas de classificação diagnóstica, nomeadamente reconhecendo padrões de comorbilidade e heterogeneidade e sua aplicabilidade para diagnóstico diferencial ou dimensional OA4: Refletir sobre os limites entre o normal e patológico. OA5: Explorar evidência científica na área que possa informar o diagnóstico OA6: Reconhecer, de forma crítica, tipos de erros de pensamento que podem condicionar o raciocínio clínico subjacente ao processo de diagnóstico.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São diversas as metodologias de ensino utilizadas nesta Unidade Curricular. A metodologia de ensino para as aulas teóricas é expositiva suportada pela utilização de diapositivos. As metodologias de ensino interrogativas são utilizadas para promover a participação dos estudantes nomeadamente através do diálogo e debate entre estudantes. A metodologia ativa encontra-se refletida no desenvolvimento de exercícios de aplicação, possibilitando a aquisição dos conhecimentos básicos inerentes à UC através da visualização e análise de casos clínicos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychiatric Association (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5thEd.). USA: American Psychiatric Publishing Incorporated Kotov, R., Krueger, R. F., Watson, D., Achenbach, T. M., Althoff, R. R., Bagby, R. M., ... & Zimmerman, M. (2017). The Hierarchical Taxonomy of Psychopathology (HiTOP): A dimensional alternative to traditional nosologies. , (4), 454 Journal of abnormal psychology 126 Kozak, M. J., & Cuthbert, B. N. (2016). The NIMH research domain criteria initiative: background, issues, and pragmatics. , (3), 286-297. Psychophysiology 53
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não