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Disciplina Psicopatologia II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular constitui uma primeira abordagem à psicopatologia na infância e adolescência, ajudando os alunos a compreenderem os processos que caracterizam o contínuo entre normatividade e patologia. Neste contexto, os estudantes aprendem não só noções básicas sobre vários grupos de diagnósticos mas também a analisar casos à luz de uma perspetiva contextual, dimensional, dinâmica, interativa e desenvolvimentista.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

        1. Especificidades de classificação em crianças e adolescentes 1.1.Conceções definidoras da perspetiva desenvolvimental da psicopatologia: Interação mútua entre a normalidade e a psicopatologia, Influências contextuais, trajetórias de desenvolvimento  1.2. Factores de risco e de proteção 2. Apresentação das perturbações (descrição, classificação, diagnóstico, epidemiologia, comorbilidade, diagnóstico diferencial): 2.1. Do Neurodesenvolvimento 2.2. Do Espectro da esquizofrenia  2.3. Bipolares e outras perturbações relacionadas 2.4. Depressivas 2.5. Da Ansiedade 2.6. Obsessivo-compulsivas 2.7. Relacionadas com o trauma 2.8. Dissociativas 2.9. Sintomas somáticos e associadas 2.10. Da alimentação e ingestão 2.11. Da eliminação 2.12. Disruptivas e controlo dos impulsos 2.13. De Consumo de substâncias 2.14. Do Sono  2.15. Da Personalidade 2.16. Da sexualidade
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem os seguintes objectivos de aprendizagem: OA1. Identificar e classificar reflexivamente a diversidade de sintomas apresentados nos diferentes quadros psicopatológicos apresentados nos principais sistemas de classificação da psicopatologia, tendo presente a pertinência de considerar os referidos sintomas no seu conjunto por forma a poder considerar a presença de uma qualquer perturbação. OA2. Descrever a sua epidemiologia, comorbilidade e diagnóstico diferencial.  OA3. Reconhecer especificidades da sintomatologia psicopatológica, integrando-os nos contributos da abordagem desenvolvimental da psicopatologia para a classificação das perturbações psicológicas na infância e adolescência. OA4. Analisem marcos de desenvolvimento, fatores de risco e proteção e sinais de resiliência a partir da análise de casos. OA5. Construem, formulem e apresentem um caso clínico à luz dos conhecimentos adquiridos nas aulas.    
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: momentos expositivos com base em vários materiais de suporte, atividades de pequeno grupo em sala de aula, visionamento de vídeos, quizzes, feedback pelo docente e por pares, grelhas de observação, visualização de filmes, pitch de um poster com desenho de caso.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      American Psychiatric Association. (2013). Diagnostic and statistical manual of mental disorders (5th ed.). https://doi.org/10.1176/appi.books.9780890425596 Butcher, J. N., & Kendall, P. C. (Eds.). (2018). APA handbook of psychopathology: Child and adolescent psychopathology. American Psychological Association. https://doi.org/10.1037/0000065-000 Matson, J. L. (Eds.). (2018). Handbook of Childhood Psychopathology and Developmental Disabilities Assessment.  International Classification of Diseases, Eleventh Revision (ICD-11), World Health Organization (WHO) 2019/2021 https://icd.who.int/browse11.https://doi.org/10.1007/978-3-319-93542-3 Soares, I. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida. Quarteto. Wilmshurst, L. (2015). Essentials of child and adolescent psychopathology. Wiley & Sons  
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