-
Apresentação
Apresentação
A UC de História da Psicologia adoptará uma perspectiva cronológica para ilustrar a história e evolução da psicologia como ciência, seguindo ainda uma perspectiva comparada entre o passado e o presente das diferentes áreas da psicologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-13632
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Raízes filosóficas da psicologia moderna: contributos de Platão, Aristóteles, Descartes, Locke. Raízes fisiológicas da psicologia moderna: contributos de Helmholtz, Gall, Broca. O início da psicologia científica: contributos de Fechner, Wundt, Ebbinghaus. Origens da psicologia científica na América: contributos de James, Hall, Cattell. Estruturalismo e funcionalismo: contributos de Titchener, Dewey, Angell. O nascimento da psicologia aplicada: contributos de Binet, Yerkes, Münsterberg. A psicologia gestalt: contributos de Wertheimer, Köhler, Lewin. Psicanálise: contributos de Freud, Breuer, Jung, Fancher. Comportamentalismo e neocomportamentalismo: contributos de Pavlov, Watson, Tolman, Hull, Skinner. Psicologia cognitiva: contributos de Bartlett, Mandler. A psicologia no século XXI.
-
Objetivos
Objetivos
Recordar e organizar: Recordar e sequenciar cronologicamente os principais eventos que moldaram o desenvolvimento da psicologia como ciência. Compreender: Categorizar e avaliar várias escolas de pensamento psicológico, analisando suas características únicas e significado histórico. Aplicar: Examinar as contribuições de figuras influentes na história da psicologia, relacionando suas teorias e idéias a contextos históricos específicos. Analisar: Avaliar criticamente o estado atual da psicologia como disciplina, considerando a sua evolução ao longo do tempo e o seu impacto na sociedade e nos indivíduos. Construir: Construir uma visão abrangente da história da psicologia, integrando várias perspectivas e sintetizando informações para apresentar uma narrativa coerente.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O currículo de História da Psicologia incorpora estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem que incentivam a participação ativa e uma compreensão aprofundada da matéria, incluindo: Debate de artigos científicos seminais e experiências clássicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da psicologia como ciência. A UC utiliza filmes e documentários relacionados com a história da psicologia. Estes recursos visuais serão utilizados para facilitar uma compreensão mais tangível e contextualizada de conceitos psicológicos importantes, teorias e eventos históricos. Os debates serão incorporados no processo de aprendizagem de modo a promover o pensamento crítico, a argumentação e a investigação de várias perspetivas. O currículo da UC reconhece o valor da aprendizagem colaborativa e da co-construção do conhecimento. Atividades interativas, discussões em grupo e exercícios práticos serão incorporados nas aulas práticas para incentivar a participação dos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Braunstein, J., & Pewzner, E. (2003). História da Psicologia. Instituto Piaget. Hergenhahn, B. R., & Henley, T. (2014). An introduction to the history of psychology . Wadsworth. Pickren, W. E., Rutherford, A. (2010). A history of modern psychology in context. John Wiley & Sons. Schultz, D. P., & Schultz, S. E. (2015). A history of modern psychology. Cengage Learning. Shiraev, E. (2015). A history of psychology: A global perspective (2.ª Ed.) . SAGE.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não