filmeu

Disciplina Modelos do Comportamento Humano I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC introduz a sequência das duas UC dedicadas aos modelos teóricos da personalidade e do comportamento humano e integra os modelos psicanalíticos, existencialistas, da gestalterapia, humanistas e comportamentalistas. Serão enquadrados na história da evolução do conhecimento científico e da psicoterapia, nas origens e influências culturais, geográficas e históricas, e discutidos como metáforas e narrativas alternativas e complementares. Serão apresentadas e discutidas as perspetivas clássicas e contemporâneas, os aspetos mais polémicos e frágeis e os aspetos meritórios e potencialidades. Pretende-se que @s estudantes compreendam alguns dos princípios estruturantes decorrentes dos pressupostos teóricos de cada modelo, para a forma como a intervenção psicológica é conceptualizada.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Modelos do comportamento humano: - História do conhecimento científico e da psicoterapia - Complementaridade, integração e abordagens transteóricas CP3: Psicanálise e as teorias psicodinâmicas - Teoria das relações objectais - Psicologia do self - Psicologia do ego - Defesas e personalidade CP4: Existencialismo e terapia da Gestalt  - Contexto histórico e filosofia existencialista - Existência, ansiedade e autenticidade - Gestalt: camadas falsas, existência autêntica, fluidez e integração das polaridades  CP5: Humanismo - Congruência e a fenomenologia da existência - O potencial humano e foco n@ cliente e na pessoa - Condições para a mudança e para a relação - Terapia focada nas emoções CP6: Modelo Comportamentalista - Desenvolvimento histórico - Conceitos-chave do condicionamento clássico e operante - Análise funcional do comportamento e aplicações
  • Objetivos

    Objetivos

      OA1: Contextualizar, histórica e conceptualmente, os diferentes modelos nos paradigmas epistemológicos (positivismo, pós-positivismo, contrucionismo social).  OA2: Enquadrar as diferentes propostas teóricas como abordagens complementares. OA3: Discutir algumas das implicações práticas que decorrem dos pressupostos teóricos dos diferentes modelos. OA4: Analisar criticamente os pressupostos e conceitos centrais dos modelos, contrastá-los nos aspetos partilhados e distintivos e identificar e discutir as suas limitações e potencialidades e os contributos para o pensamento e a prática da psicologia. OA5: Aplicar os conceitos e pressupostos dos modelos à compreensão do desenvolvimento do aparelho psíquico, personalidade, ao funcionamento normativo e patológico e à mudança psicológica OA6: Desenvolver e aplicar um léxico mais diversificado sobre estes fenómenos que incorpore a linguagem própria de cada um destes modelos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteu¿dos da unidade curricular, nomeadamente a resolução de problemas, a análise crítica e discussão em grupo e o feedback contínuo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bateman, A, & Holmes, J. (1998). Introdução à Psicanálise: Teoria e Prática Contemporâneas (1ª Ed.). Lisboa: Climepsi Elsie Jones-Smith (2017). Theories of Counseling and Psychotherapy: An Integrative Approach. Thousand Oaks: Sage.  Gonçalves, O. F. (1999). Uma introdução à psicoterapia comportamental. Coimbra: Quarteto Editora. Prochaska, J. O., & Norcross, J. C. (2018). Systems of psychotherapy: A transtheoretical analysis. Oxford University Press.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios