-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo promover conhecimentos teóricos e aplicados que capacitem os estudantes a planear, conduzir e fazer análises de dados em investigação qualitativa com rigor científico. Introduz as principais abordagens e técnicas utilizadas na investigação qualitativa (IQ) em psicologia. Inicia-se com a exploração dos paradigmas subjacentes à IQ, destacando as diferenças comparativamente à investigação quantitativa. São abordadas as etapas do processo de investigação qualitativa, desde a formulação de questões de investigação, a recolha de dados - entrevistas, focus group e etnografia/observação participante, até à análise qualitativa (AQ) dos dados. Explorando-se 3 diferentes métodos de AQ - análise de conteúdo, análise temática e grounded theory - com ênfase nos procedimentos e aplicação de cada método. A avaliação da qualidade é discutida em cada um dos métodos. Paralelamente, os estudantes aprendem a utilizar o software Nvivo na AQ.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-13887
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: IQ em Psicologia: enquadramento epistemológico e desenvolvimento Principais paradigmas subjacentes à Investigação Paradigmas associados à IQ e à Investigação quantitativa Diferenciação entre IQ e Investigação quantitativa CP2: Etapas da Investigação qualitativa CP3: Questões de investigação na IQ Questões adequadas à IQ e como formular CP4: Recolha de dados na IQ A entrevista Focus Group Etnografia/observação participante CP5: A Análise Qualitativa Perspetiva global e diferenciadora da variabilidade de tipos de AQD Caracterização, procedimentos e aplicação da: - Análise de Conteúdo - Análise temática - Grounded Analysis CP6: Avaliação da qualidade e escrita da IQ Critérios de qualidade Estrutura e características de um trabalho em IQ CP7: O software Nvivo como recurso para análise qualitativa de dados
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Reconhecer o enquadramento e desenvolvimento da Investigação Qualitativa (IQ) em Psicologia OA2: Conhecer os procedimentos e demonstrar competências de recolha de dados qualitativos em Psicologia OA3: Conhecer e compreender a diversidade dos tipos de análise qualitativa (AQ) de dados OA5: Selecionar e aplicar diferentes tipos de AQ de acordo com os objectivos/questões de investigação OA6: Implementar as diferentes fases de investigação num trabalho de investigação qualitativa (IQ) a realizar na componente prática desta UC OA7: Demonstrar competências de utilização de um software de AQ de dados (Nvivo) OA8: Demonstrar a capacidade de assegurar a qualidade em IQ e redigir trabalhos de IQ com recurso a uma linguagem científica
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Exposição interativa (MEA1), associando-se o método expositivo (MEA2) a técnicas predominantemente ativas (MEA3): demonstração dos conteúdos e dos procedimentos abordados/modelagem (MEA4), exercícios de aplicação (MEA5), análise crítica dos procedimentos (MEA6) e o questionamento (MEA7). Na componente prática, o método é essencialmente ativo (MEA2), recorrendo -se à elaboração de um projeto de investigação qualitativa como fonte de aprendizagem (Project-Based Learning) (MISPEA1). A aprendizagem é orientada pelas tarefas que têm de realizar, requerendo simultaneamente que apliquem os conteúdos abordados, os procedimentos demonstrados e exemplificados, mas também que desenvolvam competências de análise e integração da informação, trabalhando em grupo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Denzin, N.K., Lincon, Y. S., Giardina, M.D., & Cannella, G.S. (2024). The Sage Handbook of Qualitative Research (6th ed.). London: Sage. Flick, U. (2022). The Sage Handbook of Qualitative Research Design. London: Sage. Hennink, M., Hutter, I., & Bailey, A. (2020). Qualitative Research Methods. London: Sage. Howitt, D. (2019). Introduction to qualitative research methods in psychology: Putting theory into practice. London: Pearson.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não