filmeu

Disciplina Laboratório de Competências de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular é de natureza laboratorial, com ênfase na prática, e tem como objetivo dotar os estudantes de competências de investigação. Estas competências envolvem o pensamento crítico sobre os construtos psicológicos, a sua relação e integração, na articulação com o teste das teorias através da elaboração e teste de hipóteses. Tem ainda como objetivo operacionalizar as variáveis, pensar sonbre um plano analítico, interpretar e redigir os resultados. Por fim, tem como objetivo discutir os resultados do ponto de vista empirico-conceptual, bem como as suas implicações práticas no âmbito do tema de investigação escolhido.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdo CP1. Sequência e componentes de um trabalho investigação CP2: Da escolha da área à delimitação do tema de investigação CP3: Estado da Arte: revisão teórica e empírica 3.1 Pesquisa, seleção e organização dos resultados da pesquisa em bases de dados 3.2 Síntese e apreciação crítica do material científico recolhido 3.3 A formulação fundamentada de hipóteses e implicações metodológicas e éticas CP4: Método 4.1. Pesquisa e seleção dos instrumentos de avaliação 4.2 Procedimentos de amostragem e recrutamento de participantes 4.3 Recolha de dados CP5: Resultados 5.1: Construção e preparação da base de dados 5.2. Análise estatística e redação dos resultados CP6: Discussão dos resultados 6.1 Discussão das hipóteses e integração empírico-conceptual 6.2 Limitações e futuros estudos 6.3 Contributos para a prática e teoria CP7: Divulgação dos resultados 7.1 Preparação de materiais para divulgação de resultados (e.g., artigo científico/poster científico).
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: rever e sistematizar os conteúdos de UC anteriores com o objetivo de planear o projeto de investigação com metodologia quantitativa OA2: identificar e selecionar o tema de investigação OA3: rever, examinar, selecionar e sistematizar a informação recolhida acerca do estado da arte OA4: criar hipóteses e desenhar o plano de investigação e o método OA5: refletir criticamente as implicações éticas OA6: recolher dados através de métodos validados de recolha de dados OA7: construir, selecionar e analisar estatisticamente os dados recolhidos OA8: interpretar e redigir os resultados OA9: analisar, integrar e justificar os resultados do ponto de vista teórico, empírico e metodológico, bem como a sua aplicabilidade prática OA10: combinar e construir materiais de divulgação dos resultados.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Serão utilizadas metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente a avaliação por pares, ferramentas digitais, sessões coletivas, e aprendizagem baseada nos problemas (PBL). 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, L., & Freire, T. (Eds.). (2007). Metodologia da investigação em psicologia e educação (4ª ed.). Braga: Psiquilibrios. Clark-Carter, D. (2018). Quantitative psychological research: The complete student's companion (3rd Ed.). NY: Psychology Press. Martins, C. (2011). Manual de Análise de Dados Quantitativos com recurso ao IBM SPSS: Saber decidir, fazer, interpretar e redigir. Braga: Psiquilibrios. Martin, W. E. & Bridgmon, K. D. (2012). Quantitative and statistical research methods: From hypothesis to results. San Francisco, CA: John Wiley and Sons Nicol, A. A., & Pexman, P. M. (2010). Displaying your findings: A practical guide for creating figures, posters, and presentations. Washington, DC: American Psychological Association. Nicol, A. A., & Pexman, P. M. (2010). Presenting your findings: A practical guide for creating tables.Washington, DC: American Psychological Association
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios