filmeu

Disciplina Psicometria

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem por objetivo a promoção de conhecimentos e competências no domínio da psicometria. Os objetivos de aprendizagem visam promover conhecimentos teórico-práticos relevantes e centrais neste domínio específico, tendo sido definidos por serem importantes para os estudantes prosseguirem os seus estudos e poderem, posteriormente, desenvolver a sua atividade profissional.  Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, com vista a promover a apreensão de conhecimento teórico e o necessário treino prático.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Introdução à Psicometria 1.1 Definição, caracterização, desenvolvimentos conceptuais e áreas de aplicação  1.2 Teoria da Medida 1.3 Tipo de testes psicológicos CP2: Teoria dos testes 2.1 Construção, tradução e adaptação de testes psicológicos  2.2 Estudo das qualidades psicométricas   2.2.1 Análise e seleção de itens 2.2.2 Validação de testes  2.2.3 Normalização de resultados  CP3: Administração, cotação e interpretação   3.1 A seleção dos testes 3.2 Requisitos, condições e competências técnico-científicas de administração   3.3 Apuramento e interpretação de resultados  CP4: Psicometria e considerações ético-deontológicas na avaliação psicológica. Considerações relativas:  4.1 Às especificidades dos alvos e contextos de aplicação 4.2 À faixa etária e nível de desenvolvimento 4.3 Às condições físicas e/ou mentais 4.4 Aos contextos excecionais
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Reconhecer a importância do estudo e avaliação das qualidades psicométricas dos testes psicológicos. OA2: Demonstrar conhecimentos e competências práticas de avaliação das qualidades psicométricas dos testes psicológicos. OA3: Descrever os principais métodos de construção e validação dos testes psicológicos, identificando as potencialidades e limites associados a cada um. OA4: Reconhecer as diferentes aplicações dos testes psicológicos nas diferentes áreas da psicologia. OA5: Demonstrar conhecimentos técnicos e interpessoais ao nível da utilização de testes psicológicos em diferentes situações e contextos práticos. OA6: Demonstrar conhecimentos sobre questões ético-deontológicas ao nível da utilização de testes psicológicos em diferentes situações e contextos práticos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias: exposição oral, diálogo interativo, atividades em pequeno grupo, feedback por pares e docente. As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Almeida, L. S. & Freire, T. (2008). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educação (5ª Edição). Braga: Psiquilíbrios Edições.  Furr, R. M. & Bacharach, V. R. (2014). Psychometrics: An introduction (2nd Ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.  Raykov, T., & Marcoulides, G. A. (2011). Introduction to Psychometric Theory. New York: Taylor & Francis.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios