-
Apresentação
Apresentação
A presente Unidade Curricular constitui um contributo inovador no panorama da formação inicial em Psicologia, ao proporcionar aos/às estudantes a aquisição e o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos e estratégias de aprendizagem transdisciplinares, aplicáveis tanto à globalidade do percurso formativo, como à aprendizagem ao longo da vida e, consequentemente, ao futuro desenvolvimento profissional. Deste modo, a UC de Laboratório de Competências Académicas cumpre uma dupla função: o desenvolvimento dos conhecimentos e competências inerentes à unidade curricular e a sua aplicação ao desempenho dos/as estudantes nas restantes Unidades Curriculares. Sustentada pela evidência científica, espera-se que a compreensão e o treino de múltiplas competências académicas potenciem a aprendizagem e o sucesso dos/as estudantes e, simultaneamente, contribuam para a minimização dos riscos de insucesso e abandono académicos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-15401
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução às Competências Académicas 1.1 Literacia Académica: o quê, porquê e para quê 1.2 A Cultura de Conhecimento 1.3 Competências Académicas e Desenvolvimento Integral 2. Competências de Aprendizagem 2.1 Competências socio-emocionais 2.2 Competências comportamentais 2.3 Competências (Meta)Cognitivas 2.4 Estratégias de aprendizagem informadas pela ciência 2.5 Aprendizagem ao longo da vida 3. Competências de Comunicação Académica 3.1 Escrita Científica 3.2 Comunicação Oral 4. Competências Éticas 4.1 Ética na aprendizagem académica 4.1.1 Integridade Académica: limites e desafios da era digital
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo geral o desenvolvimento de competências básicas e transversais de literacia académica. Especificamente, pretende-se que os/as estudantes: - reflictam sobre os determinantes, funções e impactos do conhecimento e da aprendizagem nas trajectórias individuais no Ensino Superior e ao longo da vida - desenvolvam competências socio-emocionais, cognitivas e instrumentais para uma aprendizagem eficaz e transversal à vida académica e profissional - experienciem e desenvolvam uma comunidade de aprendizagem - reflictam sobre o papel do conhecimento na formação académica e desenvolvimento integral - desenvolvam competências de selecção e análise crítica das fontes e conteúdos de informação no acesso a diferentes tipos de conhecimento - comuniquem eficazmente informações, argumentos e conhecimento científico, em diferentes formatos (oral e escrito) - desenvolvam e apliquem competências de ética académica, balizada por um ethos humanista, individual e colectivo
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Prática laboratorial de aplicação, treino e aperfeiçoamento de competências académicas; Ensino explícito interactivo, para enquadramento e conhecimento dos fundamentos científicos das competências abordadas; Aprendizagem autónoma suportada em apoio tutorial docente; Treino de emissão e recepção de retorno (feedback); Retorno docente, retorno inter-pares e auto-avaliação; Treino de procura, seleccção crítica e aprendizagem de nova informação; Exercícios de análise e reflexão crítica para a promoção de competências meta-cognitivas; Análise de casos práticos apoiados no raciocínio e na aplicação de princípios éticos em contexto académico.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brown, P. C., Roediger III, H. L., & McDaniel, M. A. (2014). Make it stick: The science of successful learning. Harvard University Press. Kail, R. V. (2019). Scientific writing for psychology: Lessons in clarity and style (2.ª ed.). SAGE. Lancaster, T. (2020). Avoid plagiarism . SAGE. Mayer, R. E. (2018). How to be a successful student: 20 study habits based on the science of learning. Routledge. Ruiz Martín, H. (2020). Aprendiendo a aprender: Mejora tu capacidad de aprender descubriendo cómo aprende tu cerebro. Vergara. Willingham, D. T. (2024). Seja mais esperto do que o seu cérebro, 1.ª ed. Penguin. Yang, Y., Yan, Z., Zhu, J., Guo, W., Wu, J., & Huang, B. (2025). The development and validation of the Student Self-feedback Behavior Scale. Frontiers in Psychology, 15, https://doi.org/10.3389/fpsyg.2024.1495684
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não