filmeu

Disciplina Processos Psicológicos Básicos I

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC pretende constituir-se como uma oportunidade de introdução ao estudo da cognição humana, focando-se em dois dos processos psicológicos básicos que a alicerçam, nomeadamente os processos perceptivos e atencionais. Neste sentido, a definição dos objectivos de aprendizagem (OA), conteúdos programáticos (CP) e metodologias de ensino (ME) orienta-se pelos seguintes critérios: 1) aconsideração da função introdutória do estudo do funcionamento cognitivo, em geral, e dos processos de Atenção e Percepção, em particular; 2) o conhecimento dos modelos conceptuais e empíricos que poderão alicerçar o aprofundamento autónomo da conceptualização e investigação avançadas; 3) o conhecimento e aplicação de paradigmas fundamentais da investigação básica e aplicada.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Percepção 1.1 Fundamentos conceptuais  1.2 Marcos Históricos no estudo da Perceção 1.3 Modalidades sensoriais e perceptivas CP2. Métodos de investigação da Percepção 2.1 Paradigmas comportamentais 2.2 Paradigmas experimentais CP3. Atenção 3.1 Conceptualização e taxonomias 3.2 Paradigmas teóricos de referência 3.3 Interfaces entre atenção, percepção, emoção e cognição complexa CP4. Métodos e Técnicas de investigação da Atenção 4.1 Paradigmas comportamentais 4.2 Paradigmas experimentais CP5. Aplicações do estudo da Atenção e da Percepção 5.1 Diferenças Individuais 5.2 Disfunções e défices percetivos e atencionais
  • Objetivos

    Objetivos

    Com a presente UC pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de: OA1 - enquadrar os processos da Atenção e Percepção no domínio da Cognição Humana OA2 - conhecer os fundamentos conceptuais e empíricos da Psicologia da Atenção OA3 - aplicar paradigmas de investigação no domínio da Atenção OA4 - conhecer os fundamentos conceptuais e empíricos da Psicologia da Percepção OA5 - aplicar paradigmas de investigação no domínio da Percepção OA6 - conhecer e explorar as aplicações da investigação dos processos atencionais e perceptivos ao estudo das diferenças individuais, do funcionamento normativo e da disfuncionalidade OA7 - aplicar competências de pesquisa, selecção e análise crítica da literatura científica da área OA8 - analisar criticamente a qualidade empírica e conceptual de propostas teóricas ou metodológicas nos domínios da Atenção e Percepção
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia de exposição participada(ME1); actividades de pesquisa(ME2), análise(ME3) e discussãode artigos científicos(ME4); feedback pelo docente(ME5) e feedback por pares(ME6); espaçamento e prática da recuperação(M7); realização de experiências no contexto das aula laboratoriais e de visita ao laboratório de neurociências (ME8); redação de relatórios empíricos(M9); e, ainda, análise e discussão de casos, e exercícios diversos de aplicação de conhecimentos (M10). A selecção e aplicação destas metodologias integra um conjunto de práticas de inovação pedagógica, baseadas na evidência, e ajustadas aos objectivos, conteúdos e competências a promover na unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Foley, H-J., & Bates, M. (2019). Sensation and Perception. Routledge. Golldstein, E. B., & Brockmole, J. E. (2017). Sensation and perception (10th ed.). Cengage Learning. Lund, N. (2017). Attention . Routledge. Nobre, K., & Kastner, E. (Ed.) (2014). The Oxford Handbook of Attention . Oxford University Press. Schwartz, B. L., & Krantz, J. H. (2023). Sensation and perception. SAGE Publications. Wixted, J. & Serences, J. (Eds.) (2018). Steven's Handbook of Experimental Psychology and Cognitive Neuroscience: Sensation, perception and attention. (Vol 2, 4th ed). Wiley. Wolfe, J. M., Kluender, K., Levi, D., Bartoshuk, L., Herz, R. S., Klatzky, R. L., & Merfeld, D. M. (2020). Sensation & Perception , 6th ed. Oxford Univbersity Press.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios