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Apresentação
Apresentação
A UC Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano enquadra-se no 1º ciclo em Psicologia. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões da Biologia e da Genética aplicadas estudo do comportamento Humano, desde o nível celular e molecular ao sistémico. Pretende-se que os estudantes adquiram e sistematizem conhecimentos sobre a organização estrutural e molecular da célula e os mecanismos subjacentes ao seu normal funcionamento, particularmente as células do sistema nervoso. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes adquiram e sistematizem conceitos-base de genética Humana e reconheçam a pertinência destes conceitos para as questões práticas do seu futuro profissional.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP608-22177
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 Organização estrutural e funcional da célula eucariótica Organelos celulares e membranas biológicas CP2 Mecanismos de transmissão hereditária Genótipo; fenótipo e epigenética Ciclo celular: meiose e mitose Bases gerais de genética humana: DNA; RNA e Síntese Proteica Genética e a patologia: Implicações para a área da psicologia CP3 Neurobiologia celular e molecular Estrutura e função dos neurónios e das células da glia Comunicação nervosa Neuroplasticidade CP4 Organização e função geral do sistema nervoso CP5 Bases biológicas do comportamento e do comportamento social
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem (OA) da presente UC são: OA1) Compreender e discriminar o papel e a função dos diferentes componentes celulares e a dinâmica da célula eucariótica; OA2) Descrever e compreender os conceitos-base de genética humana; OA3) Reconhecer e compreender os mecanismos básicos da expressão genética e a sua regulação; OA4) Compreender a relação entre a hereditariedade e a patologia; OA5) Identificar e descrever a estrutura e os mecanismos subjacentes ao normal funcionamento das células do sistema nervoso humano; OA6) Descrever e compreender a organização geral do sistema nervoso; OA7) Reconhecer e compreender os grandes sistemas biológicos diretamente envolvidos no comportamento; OA8) Discutir e reconhecer a importância das questões da biologia e da genética aplicadas ao comportamento humano.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de praáticas de inovacção pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular. Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME2), Pesquisa bibliográfica (ME3), Análise de artigos científicos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Azevedo, C. & Sunkel, C. E. (2012). Biologia celular e molecular (5ª edição). Lisboa: Lidel. Cooper, G.M. (2019). The Cell : a molecular approach. (8th ed.).Sunderland, Massachusetts :Oxford University Press. Gilbert, S. F. & Barresi, M. J. F.(2019). Developmental Biology (12th edition). Sunderland, Massachusetts : Sinauer Associates is an imprint of Oxford University Press. Gleitman, H., Fridlund, A., Reisberg, D. (2014). Psicologia (10ª edição). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Guyton, AC. & Hall, JE (2021). Tratado de Fisiologia Médica (14ª edição). Rio de Janeiro: Elsevier
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não