-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Processos Psicológicos Básicos II enquadra-se no domínio das ciências cognitivas, primordialmente vocacionado para a compreensão dos processos mentais. Neste âmbito, pretende-se introduzir os fundamentos conceptuais e empíricos da Psicologia da Memória (e ciências que a suportam), a par da exploração das respectivas aplicações e desenvolvimentos na ciência psicológica, com especial destaque para os domínios de formação contemplados em diversas unidades curriculares da licenciatura, como sejam: o estudo das diferenças individuais, a compreensão do funcionamento psicológico normativo e da disfuncionalidade, o desenvolvimento cognitivo ao longo da vida, ou, ainda, a articulação funcional da memória com os demais processos cognitivos. A par da transversalidade conceptual dos conhecimentos, pretende-se aprofundar competências científicas baseadas no conhecimento e aplicação dos principais paradigmas de investigação no domínio da memória humana.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-22178
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Fundamentos conceptuais da Psicologia da Memória 1.1 Modelos Teóricos e Paradigmas de Investigação 1.1.1 Génese e evolução conceptual dos modelos de memória 1.1.2 Paradigmas de investigação e medidas de memória 1.2 Sistemas e Processos de Memória 1.2.1 Sistemas de memória: categorizações baseadas na duração, funções e conteúdos 1.2.2 Processos de memória: processos de aquisição, recuperação e transferência, esquecimento e distorção CP2. Aplicações do Estudo da Memória 2.1 Diferenças individuais: défices e excepcionalidade 2.2 Aprendizagem, organização e representação do conhecimento 2.3 Desenvolvimento e declínio cognitivo: normatividade e disfuncionalidade 2.4 Reabilitação Cognitiva CP3. Desenvolvimentos, controvérsias e tendências de investigação no domínio da Memória
-
Objetivos
Objetivos
Os objectivos de aprendizagem (OA) operacionalizam-se nos seguintes moldes: OA1. Conhecer os fundamentos conceptuais e empíricos da Psicologia da Memória OA2. Integrar os conhecimentos teóricos e empíricos da Psicologia da Memória nos domínios alargados da Cognição Humana OA3. Conhecer e aplicar os principais paradigmas da investigação fundamental e aplicada OA4. Dominar e aplicar competências de pesquisa, selecção e análise crítica da literatura científica da área OA5. Conhecer as aplicações da Psicologia da Memória ao estudo das diferenças individuais, do funcionamento normativo e da disfuncionalidade AO6. Aplicar e transferir os conhecimentos e competências, a adquirir, para a conceptualização de problemáticas alargadas do domínio da Psicologia
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologia de exposição participada (ME1); análise e discussão de casos (ME2); utilização de mapas cerebrais meta-analíticos de ressonância magnética funcional (ME3); actividades de pesquisa (ME4), análise (ME5) e discussão de artigos científicos (ME6); feedback pelo docente (ME7), feedback pelos pares (ME8) e autoavaliação (ME9); realização de experiências nas aulas laboratoriais (ME10), análise de dados com recurso a ferramentas digitais (ME11) e redacção de relatórios empíricos (ME12). A selecção e aplicação destas metodologias integra um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos objectivos, conteúdos e competências a promover na unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baddeley, A., Eysenck, M. W . & Anderson, M. C. (2025). Memory, 4rd ed. Routledge. Otani, H., & Schwartz, B. L. (Eds.). (2018). Handbook of research methods in human memory. Routledge. Sternberg, R. J., & Sternberg, K. (2017). Cognitive Psychology, 7th ed. Cengage Radvansky, G. A. (2021). Human Memory (4th Edition). Routledge Journals: Howe, M.L. & Otgaar, H. (Ed.s) (2025). Memory. Taylor & Francis Schwartz, B. L. (Ed.) (2025). Memory and Cognition. Psychonomic Society, Springer Starns, J. (Ed.). (2025). Journal of Experimental Psychology: Learning, memory and cognition. APA
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não