filmeu

Disciplina Cérebro e Comportamento

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular (UC) Cérebro e Comportamento tem como objeto de estudo o funcionamento do sistema cérebro-comportamento, tratando-se de uma disciplina de caracter introdutório. O programa e conteúdos tem independência face a outras disciplinas mas tem em conta a articulação direta com outras UCs, permitindo aprofundar os conhecimentos adquiridos na UC Fundamentos Biológicos do Comportamento Humano e contribuindo para a aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais cruciais para a UC de Neuropsicologia. Os principais objetivos desta UC são: (a) aprofundar a compreensão das relações cérebro-comportamento e (b) possibilitar o contacto com metodologias científicas nesta área de estudo. É nesse sentido que esta UC tem o seu espaço justificado, contribuindo para a formação de nível inicial dos/das estudantes em articulação com o restante plano de estudos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos   CP1 | Introdução ao estudo da relação cérebro-mente-comportamento Resenha histórica Métodos de estudo/investigação em neurociências (fMRI, TMS, EEG, etc.)   CP2 | Sistema nervoso Estrutura e função Filógenese e motivações básicas da espécie humana Embriogénese e ontogenia   CP3 | Sistemas com dependência do sistema nervoso Sistema neuroendócrino - Estrutura, função e relação com o Sistema Nervoso Sistema imunitário - Estrutura, função e relação com o Sistema Nervoso Sistema somatossensorial, percetivo visual e auditivo – estrutura, função e relação com o Sistema Nervoso Sistema Nervoso Autónomo CP4 | Cognição Processos cognitivos Função e estruturas cerebrais chaves   CP5 | Emoção Emoção e sentimento Função e estruturas cerebrais chaves A interferência emoção-cognição   CP6 | Tópicos emergentes na neurociência de interface com a neuropsicologia e psicologia clínica
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem (OA) são:   OA1: Relacionar o funcionamento do sistema nervoso (SN) com o cérebro e comportamento OA2: Distinguir os principais contributos dos métodos em neurociência para a compreensão do SN (fMRI, TMS, EEF, etc.) OA3: Descrever a estrutura e função dos componentes do SN OA4: Compreender e descrever a filogénese do SN ao longo da evolução humana OA5: Compreender e descrever o desenvolvimento embrionário-fetal e ontogénico do SN OA6: Compreender o papel dos sistemas de regulação com dependência do SN (por exemplo, sistema neuroendócrino e imunitário) OA07: Conhecer os sistemas cognitivos no cérebro humano e compreender a natureza do processamento da informação OA08: Conhecer a constituição e o funcionamento do sistema límbico e dos mecanismos de regulação emocional OA09: Conhecer tópicos emergentes na neurociência de interface com a neuropsicologia e psicologia clínica.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas, incluindo práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência. As aulas combinam métodos expositivos (ME1), visionamento e discussão de documentários (ME2), atividades em pequeno grupo (ME3), aulas tutoriais entre estudantes e professor/a para a preparação de trabalhos (ME4), processo de revisão pelos pares (ME5) e feedback dado pelo/a docente às produções dos/das estudantes (M6). A UC funciona em modalidade de avaliação contínua (implica obter frequência de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação e diretrizes complementares.  A avaliação resulta da seguinte ponderação: 50% - dois testes escritos; 50% - trabalho prático com apresentação oral. A nota mínima global em cada componente é de 8,5 valores (9.5 na classificação ponderada). Os alunos sem aproveitamento na avaliação contínua terão acesso a exame final (100%). A continuidade na avaliação contínua obriga a frequência obrigatória a 75% das aulas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Nolte, J. (2008). The Human Brain: An Introduction to its Functional Anatomy (6.ª Edição). Bear, M. F., Connors, B. W., & Paradiso, M. A. (2017): Neurociências: Desvendando o sistema nervoso (4.ª Edição). São Paulo: Artmed Ed.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios