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Apresentação
Apresentação
A presente UC pretende explorar como o estudo das diferenças individuais pode ser aplicado à compreensão de conceitos psicológicos, nomeadamente aos conceitos de personalidade e de inteligência. Pretende-se introduzir as teorias clássicas e contemporâneas da personalidade e inteligência, compreender os processos de mudança/estabilidade da personalidade e da inteligência, e analisar criticamente os desafios metodológicos e éticos no estudo das diferenças individuais na psicologia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP608-22181
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Aspetos concetuais, metodológicos e éticos no estudo das diferenças individuais 1.1. A Psicologia das Diferenças Individuais: âmbito de estudo 1.2. Aspetos metodológicos e éticos no estudo das diferenças individuais 1.3. A prática da avaliação psicológica CP2: A personalidade 2.1 Definições e multiplicidade concetual 2.2. Desenvolvimento da personalidade: estabilidade e mudança; 2.3 Bases e determinantes evolutivas, biológicas e psicossociais 2.4 Modelos teóricos - Teorias psicodinâmicas, humanistas e sociocognitivas - Teorias disposicionais e estruturais (teoria dos traços) - Teorias narrativas - Modelos integradores atuais CP3: A inteligência 3.1 Definições e multiplicidade concetual 3.2 Modelos teóricos - Teorias psicométricas, diferenciais, cognitivas e de dimensões específicas 3.3 Desenvolvimento da inteligência: estabilidade e mudança 3.4 Determinantes biopsicossociais das diferenças individuais na inteligência
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Objetivos
Objetivos
OA1: Descrever como o estudo das diferenças individuais pode ser aplicado à compreensão de conceitos psicológicos OA2: Comparar as principais teorias da personalidade e da inteligência e os seus conceitos-chave OA3: Reconhecer os temas convergentes entre as teorias clássicas e contemporâneas da personalidade e inteligência e avaliar a evidência empírica que suporta esses temas OA4: Explicar os processos de mudança/estabilidade da personalidade e da inteligência OA5: Examinar os determinantes biopsicossociais das diferenças individuais na personalidade, inteligência e em outros processos/funções psicológicos OA6: Demonstrar um posicionamento crítico sobre as limitações/potencialidades do estudo dos modelos concetuais e das diferenças individuais na personalidade, inteligência e em outros processos/funções psicológicos OA7: Analisar criticamente os desafios metodológicos e éticos no estudo das diferenças individuais na psicologia
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: momentos expositivos (ME1), atividades de pequeno grupo em sala de aula (ME2), visionamento de vídeos (ME3), mapas concetuais (ME4), quizzes (ME5), feedback pelo docente e por pares(ME6) e pesquisa bibliográfica (ME7). A UC funciona em modalidade de avaliação contínua, em regime presencial, implicando a presença em 75% das aulas. A classificação final resulta: a) componente teórica - 1 teste escrito (50%), b) componente prática - realização em grupo de dois relatórios escritos de avaliação da personalidade e inteligência (25%+25%). Na avaliação contínua, os estudantes deverão obter uma classificação mínima de 9.5 valores nas componentes teórica (1 teste escrito) e prática (trabalho grupo na elaboração de um relatório de avaliação de personalidade e inteligência) para aprovação à UC. Os estudantes que não tiverem aproveitamento terão acesso ao exame final escrito na componente que se aplica (100%).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Almeida, L., Guisande, M., & Ferreira, A. (2009). Inteligência: Perspectivas teóricas. Coimbra: Almedina. John, O., & Eng, J. (2015). Three approaches to individual differences in affect regulation: Conceptualizations, measures, and findings. In J. J. Gross (Ed.), Handbook of emotion regulation (2nd ed., pp. 321-345). New York, NY: Guilford. Schultz, D. P, & Schultz, S. E. (2016). Theories of personality. Boston, MA: Cengage Learning. Staudinger, U., & Bowen, C. (2010). Life-span perspectives on positive personality development in adulthood and old age. In R. Lerner, M. Lamb & A. Freund (Eds.), The handbook of life-span development (Vol. 2, pp. 254-297). Hoboken, NJ: Wiley. Sternberg, R. (Ed.) (2018). The nature of human intelligence. New York: Cambridge University Press. Zeigler-Hill, V., & Shackelford, T. (2018). The SAGE handbook of personality and individual differences. London: Sage.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não