-
Apresentação
Apresentação
A UC tem como objetivos contribuir para o reconhecimento das especificidades da linguagem e das emoções humanas enquanto sistemas de comunicação, de relação e socialização, bem como o seu enquadramento filogenético e valor evolutivo. Pretende-se ainda a relação de interdependência entre estes processos e os processos cognitivos e discutir o desenvolvimento da linguagem (falada e escrita) e da emoção e outros processos afetivos (e.g., regulação emocional). No caso da linguagem discutem-se ainda os sistemas de codificação da linguagem escrita e os processos de aprendizagem desta no contexto do sistema alfabético. São discutidas ainda as implicações das emoções e da regulação emocional para a motivação, realização, relações e saúde mental. A UC inclui aulas teóricas e laboratoriais e inclui a discussão de textos científicos, planeamento e execução de tarefas experimentais e sessões tutoriais entre estudantes e docente para a preparação de trabalhos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-22182
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1 Especificidades da linguagem e valor evolutivo Comunicação, linguagem e fala Definição e traços estruturais Modelos Biológicos e Afasias CP2 Linguagem e cognição Propostas teóricas e evidência empírica CP3 Aquisição e desenvolvimento da linguagem Predisposições biológicas, processos cognitivos e dinâmicas sociais Desenvolvimento fonológico, semântico e sintático CP4 Leitura e escrita Sistemas de codificação: logográfica, silábica e alfabética Leitura e escrita: aprendizagem e dificuldades CP5 Introdução à emoção Âmbito, definição e relação com humor, sentimentos e motivação Funções e valor evolutivo CP6 Evolução do conceito e perspetivas teóricas CP7 Componentes dos processos emocionais Dimensões fisiológicas, neuronais, cognitivas e comportamentais Medição CP8 Desenvolvimento emocional e da regulação emocional Interação precoce e socialização Diferenças individuais CP9 Emoções: interfaces e implicações Tomada de decisão Aplicações da experiência somática, mentalização e funcionamento autorreflexivo
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Reconhecer as especificidades da linguagem enquanto sistema de comunicação e (OA2) refletir acerca do seu valor evolutivo OA3: Analisar a relação entre linguagem e cognição OA4: Descrever e explicar o desenvolvimento da linguagem falada e (OA5) a aprendizagem da leitura e da escrita OA6: Explicar o conceito de emoção, as suas dimensões processuais e reconhecer a sua importância evolutiva OA7: Contrastar a emoção com outras experiências afetivas OA8: Analisar criticamente as conceptualizações teóricas sobre a emoção nos seus aspetos distintivos e complementares OA9: Explicar o desenvolvimento emocional nos contextos da interação precoce e de socialização, bem como o desenvolvimento de diferenças individuais OA10: Explicar as emoções como fenómeno integrador da experiência corporal, sensorial, mnésica e cognitiva, antecipando consequências para o comportamento, relacionamento interpessoal e tomada de decisão.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de pra¿ticas de inovac¿a¿o pedago¿gica baseadas na evide¿ncia, e ajustadas aos objetivos e conteu¿dos da unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Belzung, C. (2007). Biologia das emoções. Lisboa: Instituto Piaget Francis, G., Neath, I, MaKewn, A., & Goldthwaite, D. (2004 ). CogLab on a CD . Belmont, CA: Wadsworth Gross, J. J. (Ed.). (2014). Handbook of emotion regulation . New York: The Guilford Press Harley, T. A. (2013). The psychology of language: From data to theory (3rd ed.). London and New York: Psychology Press Hulme, C., & Snowling, M. (2009 ). Developmental disorders of language, learning and cognition. Oxford: Wiley-Blackwell Keltner, D., Oatley, K. & Jenkins, J. M. (2014). Understanding emotions (3rd ed.). Hoboken: Wiley Lewis, M., Haviland-Jones, J. M. & Barret, L. F. (2009). Handbook of emotions (3rd ed.). NY: Guilford Reboul, A. (2017). Cognition and communication in the evolution of language (Vol. 5). Oxford University Press. Obler, L. K., & Gjerlow, K. (2005). A Linguagem e o cérebro . Lisboa: Instituto Piaget Reeve, J. (2009). Undertstanding motivation and emotion . Hoboken: Wiley
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não