-
Apresentação
Apresentação
Processos e dinâmicas de Grupo deve perspetivar-se como um sub-domínio da psicologia social, cujo principal objeto de estudo é o grupo. Este é analisado sob a perspetiva da influência no comportamento individual e do impacto do indivíduo na modulagem do comportamento do grupo. Assim, a partir da psicologia dos grupos, explora-se como, quando e onde são criados o(s) grupo(s), a sua configuração e os tipos de papéis e relacionamentos estabelecidos entre seus elementos ou com outros grupos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-22183
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: O Grupo 1.1 Conceito de Grupo 1.2 Funções dos grupos 1.3 Tipos de grupos CP2: Processos de Grupo 2.1 Coesão: conceito, vantagens e desvantagens. 2.2 Papéis Sociais 2.3 Feedback 2.3.1. Conceito, importância, aplicabilidade e efeitos do feedback 2.3.2 Tipos e características do feedback 2.3.3 Diretrizes para a emissão e receção adequada de feedback 2.4. Liderança no grupo enquanto fenómeno 2.4.1. Funções do líder e do comportamento de liderança; estilos de liderança 2.5 Comunicação 2.5.1. Aspetos básicos 2.5.2. Estilos de comunicação interpessoal 2.5.3. Comunicação e decisão grupal CP3: Criação e desenvolvimento do grupo 3.1. Fases de desenvolvimento dos grupos 3.2 Fatores terapêuticos do grupo no processo de mudança 3.3 Técnicas de dinamização grupal 3.3.1 Funções 3.3.2 Possíveis vantagens e desvantagens 3.3.3 Principais diretrizes
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Compreender o conceito de grupo integrando os aspetos contextuais e socioculturais; (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver OA2: Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento dos grupos e compreender os diferentes níveis de pelos estudantes) análise e explicação do comportamento e experiências do grupo; OA3: Promover uma melhor compreensão acerca dos processos básicos de grupo, as suas características, funções e aplicações; OA4: Conhecer e estabelecer relações entre os diferentes processos de grupo; OA5: Conhecer as competências básicas de dinamização grupal.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de praticas de ensino-aprendizagem inovacão pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular. Nas aulas teóricas serão utilizadas metodologias de ensino de carácter expositivo (M1). Já no contexto das aulas práticas apela-se a uma participação ativa dos estudantes (M2) recorrendo-se para o efeito a diferentes metodologias de ensino como seleção e apresentação individual de dinâmica de grupo (M3), feedback pelo docente (M4), feedback pelos pares (M5) e, em grupo, elaboração de portefólio com dinâmicas sobre temas previamente seleccionadas (M6).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Fachada, M. O. (2018). Psicologia das Relac¿o¿es Interpessoais (3a Edic¿a¿o). Edic¿o¿es Si¿labo Fritzen, S. (1988). Exerci¿cios Pra¿ticos de Dina¿micas de Grupo .11o ed, vol. I e II. Brasil: Editora Vozes. Guerra, M. P. (Ed). (2005). Intervenc¿a¿o psicolo¿gica em grupos em contextos de sau¿de . Climepsi Editora. Pinto, J. (2010). Relac¿o¿es Interpessoais e dina¿micas de grupos . Lisboa: Abdul¿s Angels Wheelan, S. A. (2005). The handbook of group research and practice . California: Sage Publications. Yalom, I. & Leszcz, M. (2006). Psicoterapia de Grupo: teoria e pra¿tica . Porto Alegre: Artmed.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não