-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como principal objetivo explorar a relevância do método de observação no domínio da psicologia, o desenvolvimento de competências neste âmbito e a sua aplicação a contextos reais (na prática e na investigação).
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-22184
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Enquadramento conceptual da observação 1.1 A observação no domínio da psicologia 1.2 Objetivos e tipos de observação 1.3 Contextos de aplicação CP2: Competências de observação 2.1 Observação do comportamento individual 2.2 Observação de interações 2.3 Observação ecológica CP3: Aspetos metodológicos da observação 3.1 Operacionalização e codificação dos comportamentos 3.2 Amostragem e registo 3.3 Recolha e tratamento da informação 3.4 Fiabilidade e validade: Fontes de erro e enviesamento CP4: Considerações éticas na observação
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Explicar a utilidade e o enquadramento das competências de observação no domínio da psicologia OA2: Demonstrar competências de observação OA3: Desenvolver e aplicar um protocolo de observação OA4: Sistematizar e interpretar os resultados da observação OA5: Integrar os resultados da observação com outros métodos de recolha de informação OA6: Reconhecer as aplicações das competências de observação na investigação e contextos práticos
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular. Alguns exemplos destas metodologias são a "experiência prática em contexto real/aprendizagem ativa" que inclui exercícios específicos de observação em contextos reais, nomeadamente observações naturalistas e estruturadas, observações participantes de comunidades virtuais, com recurso à netnografia; "avaliação/feedback por pares" onde, mediante grelhas de observação estruturadas, os estudantes avaliam crítica e fundamentadamente os projetos e apresentações dos seus pares.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ciesielska, M., Boström, K. W., & Öhlander, M. (2018). Observation methods. Qualitative methodologies in organization studies: Volume II: Methods and possibilities, 33-52. Jhangiani, R. S., Chiang, I. C. A., Cuttler, C., & Leighton, D. C. (2019). Research methods in psychology. Kwantlen Polytechnic University. Mehl, M. & Conner, T. (2012). Handbook of research methods for studying daily life. The Guildford Press. Pellegrini, A. D., Hoch, J., & Symons, F. J. (2013). Observing Children in their Natural Worlds (3rd Edition). Taylor & Francis.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não