-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Psicologia Aplicada I tem como objectivo explorar as competências do psicólogo e as áreas de actuação profissional em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicologia das Organizações e do Trabalho.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-22186
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Psicologia Clínica e da Saúde CP1 Psicologia Clínica - Definição, áreas de atuação e competências profissionais - Critérios, procedimentos e implicações da prática profissional baseada na evidência - Ciência e pseudociência CP2 Psicologia da Saúde - Conceitos de saúde e emergência da psicologia da saúde - Áreas de atuação e competências profissionais - Comportamentos de risco e de promoção da saúde - Modelos de mudança do comportamento em saúde - Stress, doença e coping CP3 Contextos de aplicação Psicologia das Organizações e do Trabalho CP4 Trabalho e contextos organizacionais: Conceito, abordagens de organização e evolução do trabalho ao longo do tempo CP5 O indivíduo nas equipas e na organização - Motivação e satisfação - Stresse e bem-estar - Compromisso, identificação e engagement - Comunicação, coesão e liderança CP6 A organização no seu contexto - Cultura organizacional - Mudança e inovação CP7 Contextos de aplicação
-
Objetivos
Objetivos
OA1 Enumerar as áreas de atuação profissional em psicologia clínica OA2 Distinguir práticas profissionais baseadas na ciência das práticas baseadas na pseudociência em psicologia clínica OA3 Discutir as implicações dos conceitos de saúde no domínio da psicologia da saúde OA4 Comparar os principais modelos teóricos sobre os comportamentos de saúde e de mudança em saúde. OA5 Contrastar os comportamentos promotores e de risco em saúde OA6 Explicar as relações teóricas entre stress doença e coping OA7 Analisar a evolução do trabalho enquanto fonte de desenvolvimento pessoal e de produção OA8 Reconhecer processos psicossociais relacionados com o trabalho e as organizações OA9 Comparar os modelos organizacionais e sua evolução OA10 Listar as competências profissionais e contextos de aplicação da psicologia clínica e da saúde e da psicologia das organizações e do trabalho
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas na presente UC irão permitir o desenvolvimento de várias competências como a autonomia, a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais com implicações no desenvolvimento pessoal. O ensino da UC contará com a exposição interactiva, intercalando-se a exposição de informação com actividades práticas em grupo. Será promovida a aprendizagem baseada na resolução de problemas, com a apresentação de trabalhos práticos realizados pelos estudantes em grupo, promovendo a aprendizagem compartilhada. A apresentação do trabalho de avaliação permitirá um ensino centrado no estudante, em que o mesmo terá espaço para explorar, conduzir e desafiar as temáticas, obter feedback e treinar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Chmiel, N., Fraccaroli, F., & Sverke, M. (Eds.). (2017). An introduction to work and organizational psychology: An international perspective (3rd ed.). West Sussex, UK: Wiley. - Cunha, M., Cabral-Cardoso, C., Cunha, R., & Rego, A. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão. Lisboa: Editora RH. - Kramer, G., Bernstein, D., & Phares, V. (2014). Introduction of clinical psychology (8th ed.). Boston, MA: Pearson. - Llewelyn, S., & Murphy, D. (Eds.). (2014). What is Clinical Psychology?. OUP Oxford. - Norcross, J., Beutler, L., & Levant, R. (2007). Evidence-based practices in mental health. Washington, DC: American Psychological Association. - Prinstein, M., & Trull, T. J. (2012). Clinical Psychology. Belmont, CA: Wadsworth. - Prestwich, A., Kenworthy, J., & Conner, M. (2018). Health behavior change: Theories, methods and interventions. London: Routledge. - Taylor, S. (2015). Health Psychology (9th ed.). NY: McGraw-Hill.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não