-
Apresentação
Apresentação
Procura dar a conhecer os modelos cognitivos e os principais modelos pós-modernos Compreender a sua aplicação e adequação em função das especificidades dos problemas ou dificuldades dos/as clientes
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP608-22188
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Modelos cognitivos e cognitivo-comportamentais Ellis – O modelo comportamental racional emotivo Beck – O modelo cognitivo aplicado à depressão Aplicação dos Modelos CC - Casos práticos CP2: Modelos pós-modernos: do construtivismo ao construcionismo social Aspectos comuns e aspectos diferenciadores Implicações para a compreensão do Comportamento Humano CP3: Modelos construtivistas: Modelo de Guidano Modelo de Kelly CP4: Modelos construtivista relacional - Adler CP5: Modelos construcionistas sociais - Percursores, enquadramento conceptual, pressupostos e elementos centrais dos principais modelos: Modelos focados na solução Modelos Narrativos Modelos baseados nas competências Modelos sistémicos e familiares Aplicações dos modelos – Casos Práticos CP6: Abordagem integrativa
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Adquirir conhecimentos sobre os modelos cognitivos, descrever e analisar criticamente os seus pressupostos e conceitos teóricos centrais. OA2: Reconhecer, descrever e diferenciar as propostas dos principais autores cognitivistas e analisar a sua aplicabilidade. OA3: Descrever e diferenciar os modelos construtivistas dos modelos construcionistas. OA4: Reconhecer e caracterizar as propostas dos autores construtivistas – Guidano e Kelly. OA5: Reconhecer e caracterizar o modelo de transição entre o construtivismo e o construcionismo – construtivista relacional. OA6: Reconhecer, diferenciar e analisar criticamente os principais modelos construcionistas sociais – modelo focado nas soluções, modelo narrativo, modelos sistémicos – especificamente, os seus pressupostos e conceitos centrais, contrastá-los nos aspetos partilhados e distintivos, fragilidades, potencialidades e contributos. OA7: Reconhecer a aplicabilidade e integração de cada um dos modelos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de pra¿ticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Jones-Smith, E. (2017). Theories of counseling and psychotherapy: An integrative approach (2nd edition). Sage.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não