filmeu

Disciplina Modelos de Comportamento Humano II

  • Apresentação

    Apresentação

    Procura dar a conhecer os modelos cognitivos e os principais modelos pós-modernos Compreender a sua aplicação e adequação em função das especificidades dos problemas ou dificuldades dos/as clientes
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Modelos cognitivos e cognitivo-comportamentais  Ellis – O modelo comportamental racional emotivo Beck – O modelo cognitivo aplicado à depressão Aplicação dos Modelos CC - Casos práticos    CP2: Modelos pós-modernos: do construtivismo ao construcionismo social Aspectos comuns e aspectos diferenciadores Implicações para a compreensão do Comportamento Humano   CP3: Modelos construtivistas:  Modelo de Guidano  Modelo de Kelly    CP4: Modelos construtivista relacional  - Adler    CP5: Modelos construcionistas sociais - Percursores, enquadramento conceptual, pressupostos e elementos centrais dos principais modelos:  Modelos  focados na solução Modelos Narrativos Modelos baseados nas competências Modelos sistémicos e familiares Aplicações dos modelos – Casos Práticos   CP6: Abordagem integrativa 
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Adquirir conhecimentos sobre os modelos cognitivos, descrever e analisar criticamente os seus pressupostos e conceitos teóricos centrais.  OA2: Reconhecer, descrever e diferenciar as propostas dos principais autores cognitivistas e analisar a sua aplicabilidade.  OA3: Descrever e diferenciar os modelos construtivistas dos modelos construcionistas.  OA4: Reconhecer e caracterizar as propostas dos autores construtivistas – Guidano e Kelly. OA5: Reconhecer e caracterizar o modelo de transição  entre o construtivismo e o construcionismo – construtivista relacional.  OA6: Reconhecer, diferenciar e analisar criticamente os principais modelos construcionistas sociais – modelo focado nas soluções, modelo narrativo, modelos sistémicos – especificamente, os seus pressupostos e conceitos centrais, contrastá-los nos aspetos partilhados e distintivos, fragilidades, potencialidades e contributos.  OA7: Reconhecer a aplicabilidade  e integração de cada um dos modelos. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de pra¿ticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Jones-Smith, E. (2017). Theories of counseling and psychotherapy: An integrative approach (2nd edition). Sage.   
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios